quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Planetas Retrógrados (Catherine Aubier)


A retrogradação é um movimento aparente dos planetas, que dão a impressão de parar em seu curso. para partir novamente em marcha à ré. Esse fenômeno é resultante da diferença entre a velocidade da revolução dos planetas e a da Terra ao redor do Sol.

Durante muito tempo, a tradição considerou os planetas retrógrados como negativos. (Em certos Temas, todos os planetas lentos são retrógrados.)

Hoje, as opiniões evoluem e as retrogradações são objeto de reflexão e de pesquisas interessantes. Por exemplo, para astrólogos como Irène Andrieu ou Dorothée Koechlin, os planetas retrógrados correspondem a problemas vindos de vidas anteriores.

Alexandre Ruperti evidencia significados capazes de esclarecer o capítulo das retrogradações.

Assim:

- Quando um planeta é retrogrado, aproxima-se da Terra: logo, impõe-se a nós e nos obriga a considerar sua influência.

- O planeta retrógrado no nascimento não segue o movimento geral. Vai no sentido contrário ao dos outros e indica uma diferença da qual a pessoa deve tirar partido. Trata-se de um tipo de desafio.

- Quando um planeta deixa de ser retrógrado, as energias que representa liberam-se. Ao contrário, seus efeitos são bloqueados ou retardados. Mas é na interpretação de previsão dos trânsitos que a importância das retrogradações é mais sentida. Com efeito, esse fenômeno pode provocar uma longa parada dos planetas em uma orbe de alguns graus - às vezes, no mesmo grau.

Não é preciso dizer que aqueles cujo Tema natal apresenta um ponto importante (ângulo ou planeta) nesse grau, sentirão mais intensamente as influências do' planeta retrógrado.

Assim, trânsitos de Vênus ou de Marte, habitualmente pouco marcantes, podem adquirir um relevo particular quando de uma retrogradação. Assim, igualmente, Júpiter e Saturno, cuja influência em trânsitos é freqüentemente determinante, influem pouco ou nada quando estão em movimento direto e só passam uma vez sobre o ponto referido pelo trânsito. Nas efemérides, o dia em que um planeta se tornar retrógrado, seu símbolo gráfico é seguido da letra R; quando parte novamente em movimento direto, é seguido da letra D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário