terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Urano Retrógrado nas Casas Mundanas Natais, por Martin Schulman

URANO RETRÓGRADO NA PRIMEIRA CASA

Esta é a posição mais individualista para Urano Retrógrado. O indivíduo tem pouco interesse nas regras ou tradições da sociedade em que vive. Ele se identifica com tudo o que é novo e único e sairá do seu caminho para se rebelar contra qualquer coisa que o prenda ou que o faça parecer igual aos outros. Ele está lutando para estabelecer seu próprio senso de singularidade para que possa diferenciar sua própria identidade pessoal da infinidade de identidades que vê ao seu redor. Isto geralmente é expressado na Fase I do Processo Retrógrado, na qual o indivíduo experimenta um grande medo de esperar que os outros o puxem para dentro de suas realidades. Ele tenta se expressar o tempo todo tão rápida e espontaneamente quanto possa.

Esta é uma posição muito insatisfatória para o casamento, visto que a natureza do indivíduo é muito imprevisível, pois ele tenta romper as ligações com a sociedade convencional. Existe uma constante mudança até que a pessoa compreenda que seu verdadeiro objetivo é não dedicar sua vida a qualquer princípio ou curso de ação que possa sufocar seu espírito de aventura. Indiscutivelmente ele gasta uma outra vida aprendendo como explorar as vastas regiões de possibilidades existenciais que permitem ao homem seguir sua insaciável curiosidade. Agora ele continua a fazê-lo, mas num mundo que é mais amplo e com mais possibilidades do que experimentou antes. Sendo aquele que busca as coisas, ele sacrificará muitos dos confortos da sociedade tradicional a fim de ser livre para descobrir o que existe logo além dos limites de seus contemporâneos.



URANO RETRÓGRADO NA SEGUNDA CASA

Aqui o indivíduo experimenta constantes mudanças e oscilações em seus valores. Os princípios que defende não são provenientes de qualquer outra origem específica. Por isto torna-se difícil saber o que ele realmente defende.

Geralmente a Fase I do Processo Retrógrado é ressaltada aqui, mas a natureza do signo pode mudar esta influência. Num signo positivo, o indivíduo está tentando expressar todas as diferenças que existem dentro dele, para que os outros possam experimentar as mesmas coisas. Num signo negativo, este quadro ganha um colorido introspectivo como conseqüência. Assim, um indivíduo está imprimindo sua realidade no universo, enquanto outro está reagindo a um universo de diferenças.

Em ambos os casos, a perspectiva financeira e as ligações do indivíduo são situações agitadas que nunca parecem oferecer a estabilidade que ele gostaria.

Carmicamente, existe um medo do compromisso a ser dominado. Ao invés de se definir por qualquer curso na vida, esta pessoa gosta de experimentar diferentes possibilidades variadas que um dia possa se atribuir — depois de ter provado de tudo! Ele é um explorador de ideais, valores e das razões ou objetivos pelos quais a maioria das pessoas vive. Infelizmente ele não quer se juntar a nada que descobre. Assim, ele pode ser de grande ajuda para outros, enquanto não perceber pessoalmente os verdadeiros valores dentro de si mesmo. Quando aprender a ser impessoal, ele verá a luz do verdadeiro significado da vida. Assim, o compromisso que ele finalmente fará, será baseado naquilo que o universo impessoalmente lhe mostra como sua verdade.




URANO RETRÓGRADO NA TERCEIRA CASA

Esta é uma posição altamente original, ainda que muito rebelde, para Urano Retrógrado. O indivíduo insiste categoricamente em ser diferente da sociedade em que vive. Como tal, suas idéias e princípios continuam mudando junto com seus padrões de comportamento extravagantes. A totalidade de tudo que ele é chega a representar muito do que seu meio ambiente tradicional não é. Ele até mesmo troca as Fases Retrógradas tão freqüentemente que aqui também existe dificuldade para ver qualquer padrão real para seu estilo de vida. Devido a isto, entretanto, ele é um dos mais originais pensadores do Zodíaco. Seu espírito inventivo não tem causa ou objetivos definidos e ele não é impedido pelos limites que tolhem a liberdade dos outros.

Ao mesmo tempo, esta posição provoca dificuldades no bom relacionamento com os outros no trabalho ou nas relações pessoais porque existe tanta insistência para expressar individualidade, não importa quanto custe.

Aprendendo rapidamente, existe uma tendência a passar por cima das coisas. Assim, a abordagem à compreensão é precipitada ao invés de ser profunda. Quando mais velha, esta pessoa sem dúvida voltará novamente para muitas das coisas que antes ela passou muito rápido.

Carmicamente esta posição dá um toque de gênio e/ou de loucura ao resto do horóscopo. O indivíduo gasta toda sua vida aprendendo a aprender, e embora suas fontes possam ser uma miscelânea de muitos indivíduos diferentes, frases de muitos livros (ou textos completos que ele não tem paciência para ler) e um pouco de diferentes experiências, sua vida tem uma enorme riqueza com respeito ao alcance de conhecimento que ele atinge.





URANO RETRÓGRADO NA QUARTA CASA

Nesta posição o indivíduo experimenta forte perturbação emocional. Ele quer se desprender de sua simbólica "herança", seja a religião na qual foi educado, os valores morais ou éticos que lhe ensinaram, ou as personalidades individuais de seus pais. Quanto mais ele concentra seus pensamentos interiores nestas coisas, mais continua vibrando com qualquer que seja o conflito original. Ele procura a individualidade, mas somente dentro da moldura de algum tipo de estrutura familiar ou limites de organização, para provar àqueles que o restringem que ele é verdadeiramente livre. Assim, ele vive a ilusão da liberdade dentro das paredes da prisão que ele próprio criou.

Muito tempo é gasto na introspectiva Fase III do Processo Retrógrado, através da qual ele revê tudo o que já viveu. A nível emocional seu conceito de tempo é muito diferente da realidade cronológica. Mesmo quando ele ocasionalmente experimenta a Fase I, ele sai de sua concha apenas para olhar para trás, para ter certeza de que seu útero ainda o está acompanhando. Carmicamente, ele tem uma grande dúvida pessoal juntamente com momentos de extrema autoconfiança. Enquanto passa pela vida, ele vacila entre uma e outra tentando encontrar o lugar no qual ele espera ficar emocionalmente confortável. Até que esteja bem seguro de onde está este lugar, ele se apega fortemente aos grilhões dos quais diz estar se desligando.




URANO RETRÓGRADO NA QUINTA CASA

Aqui o indivíduo se dedica à criação de um estilo original de vida que lhe permite se harmonizar com o mundo em que vive e ao mesmo tempo se sentir como uma parte singularmente independente dele. Ele tem medo de se sentir preso pela sociedade, e, como tal, tende a precipitar-se, indo para a Fase I do Processo Retrógrado, na qual pode evitar tudo que o faria parece convencional, estabelecendo, primeiro, sua identidade não convencional. Ele é um pensador engenhoso e como tal não encontra dificuldade em seguir as idéias de outros. Suas ligações são únicas e ele prefere viver com outro indivíduo do que ser casado.

Um dos seus grandes talentos é a sua habilidade em excitar os outros com idéias que estavam na beira de suas consciências, mas que eles sentiam serem pouco ortodoxas para explorarem.

Carmicamente ele é uma das Almas mais independentes em todo o Zodíaco, pois não apenas está preocupado com sua própria singularidade pessoal, como também com a originalidade de tudo que cria. Sem dúvida, em alguma vida anterior, ele deve ter experimentado o que parece ter sido forçado num tipo de molde muito diferente do que o que ele sentia dentro de si mesmo. Agora, ele sai de seu caminho para ter certeza que continua sendo ele mesmo, a todo custo.




URANO RETRÓGRADO NA SEXTA CASA

Aqui o indivíduo pode expressar grandes inovações em sua rotina diária de trabalho. Ele pode fazer as tarefas mais mundanas e descobrir caminhos singularmente interessantes de lidar com elas. Ao mesmo tempo, ele é altamente sensível e isto o torna particularmente aberto a influências no meio ambiente externo, que por sua vez o fazem sentir a necessidade de ser ativo o tempo todo, pois ele pode se tornar internamente agitado.

Não importa o quanto este indivíduo diga que deseja a paz, ele tende a vibrar com tudo que leva a vida, do mundano, para o excitante. Assim, se a paz realmente é a sua intenção, ele tem uma poderosa tendência de frustrar a si mesmo. Uma de suas maiores preocupações é imaginar por que as outras pessoas fazem as coisas da maneira que as fazem. Esta série de pensamentos o leva a constantemente tentar compreender as motivações dos que estão ao seu redor.

Carmicamente ele é um grande inovador no plano físico, encarnações passadas lhe deram uma grande compreensão das relações e dos processos do mundo físico. Independente da fase do Processo Retrógrado em que está a qualquer momento, ele está constantemente procurando compreender, ou esperando usar a sua compreensão, para que possa ser de mais ajuda ao mundo que o cerca. Tudo que ele precisa aprender é como ficar calmo e controlado durante o processo.




URANO RETRÓGRADO NA SÉTIMA CASA

Este indivíduo está experimentando a necessidade de desenvolver a auto-segurança. Como tal, ele tende a atrair as pessoas em quem acredita poder se apoiar. Mas, por elas serem "Uranianas" em natureza, e não confiáveis, forçam-no a ficar interiormente maisforte. Para Urano Retrógrado, esta posição significa uma colheita de Carma, particularmente no casamento e nos relacionamentos, até que o indivíduo aprenda a ser mais impessoal na definição de suas necessidades. Ele precisa compreender que em vidas passadas ele esperou muito dos outros e que a continuação de tal padrão é irreal, bem como desnecessário.

Freqüentemente, esta posição indica mais de um casamento. Indica também dificuldades para manter um nível de entusiasmo sexual com o sexo oposto. Os relacionamentos tornam-se um caleidoscópio de acontecimentos inesperados que parecem constantemente ruir. Tão logo o indivíduo seja capaz de perceber que a nível de Alma ele é seu próprio parceiro, então pode experimentar um recurso totalmente novo na maneira com que os outros o tratam. A dificuldade antes de se dar tal compreensão é que os outros estão sempre se relacionando com a sua parte Uraniana ou impessoal, quando ele espera que estejam se relacionando com sua parte pessoal. Assim, há uma tremenda quantidade de crescimento forçado da Alma nesta posição, pois o indivíduo está aprendendo, talvez depois de muitas vidas, a finalmente depender de si mesmo.

A Fase Retrógrada que está sendo experimentada mudará constantemente, de acordo com a natureza da pessoa com a qual está relacionada, pois existe um esforço contínuo enquanto o indivíduo tenta sincronizar-se com os outros, até que aprenda que não precisa fazer isto. Ele então desenvolve um conhecimento interior de seus relacionamentos cósmicos com todos com que entra em contato.




URANO RETRÓGRADO NA OITAVA CASA

Aqui o indivíduo experimenta as mudanças dos valores de outras pessoas. Ligações pessoais com amigos e amantes são difíceis, pois a constante transformação de ideais torna difícil uma segurança firme. Enquanto bastante conhecimento é recebido através do estudo de outros, é difícil para a pessoa agarrar-se àqueles que lhe dão esta informação.

Experiências sexuais incomuns acontecem durante a primeira metade da vida, finalmente servindo como instrumento de ensino para levar o indivíduo a uma consciência sexual mais elevada. Alguns com esta posição passam por encontros sexuais angustiantes, bem como períodos de celibato.

Existe sempre uma grande profundidade de compreensão relacionada a muitas diferentes áreas da vida. Isto torna a pessoa um indivíduo interessante para os outros. Mas ele precisa aprender como expressar suas idéias abertamente e com tato. O Carma aqui é apreciar os valores singularmente independentes dos outros, para que o indivíduo aprenda como dar a eles os espaços físicos que lhes pertencem. Em vidas passadas, ele sem dúvida experimentou períodos nos quais era excessivamente possessivo. Mesmo na vida atual, esta posição iguala esta tendência no resto do horóscopo. As qualidades introspectivas da Oitava Casa, juntamente com algumas das tendências assexuais de Urano Retrógrado, provocam algumas vezes uma existência solitária. Isto permite que a pessoa aprenda muito a respeito de seu próprio senso de prioridades.

As Fases Retrógradas aqui expressas geralmente dependem de outras pessoas na vida, bem como do signo na cúspide da Oitava Casa. Sob outros aspectos, o indivíduo experimenta as tendências da Fase 1 de Urano Retrógrado juntamente com as qualidades da Fase III na Oitava Casa. Assim, o signo e os fatores externos em sua vida se combinam para fazê-lo vibrar a cada fase em particular, durante um certo momento.




URANO RETRÓGRADO NA NONA CASA

Aqui o indivíduo passa por uma aventura extremamente singular na consciência. Num nível, ele experimenta a Fase I do Processo Retrógrado durante a qual ele ansiosamente assimila novas filosofias e conhecimento espiritual junto com o desejo de ingerir tudo que puder. Há um esforço para alcançar tudo que tenha valor para seu ser superior. Ao mesmo tempo, num nível bem mais profundo, ele está trazendo para a vida presente uma consciência espiritual desenvolvida há muito tempo. Assim, ele bem pode estar experimentando uma profusão de conhecimento sagrado de dias bíblicos em seu passado e que criam nele um poderoso desejo de trazer tais conhecimentos para o seu presente.

Sua grande consciência da vida parece estar vindo de uma fonte diferente da normal, pois os caminhos nos quais ele se expressa são sempre únicos. Ele tem um grande amor pelas idéias de "Deus", mas não pelas formas oficiais de qualquer tradição religiosa específica. Lutando contra as regras, ele sabe quais as regras interiores que lhe farão mais bem.

Algumas vezes ele pode perder sua série de pensamentos conscientes porque está tão interessado em tudo que tem dificuldade para estreitar seu campo de foco. Carmicamente ele está aprendendo a ser independente espiritualmente, filosoficamente, religiosamente e emocionalmente. Ele precisa desenvolver sua compreensão da vida independente do que é socialmente aceitável para o resto do mundo e ser capaz de permanecer no que ele sabe que funciona para si mesmo. Freqüentemente isto o levará a experimentar muita crítica por parte dos seus amigos e companheiros. Em alguns casos isto até mesmo provoca rompimentos em amarras conjugais. Mas, contudo, sua derradeira verdade precisa vir de seu próprio senso de identidade único e não de qualquer necessidade de comprometer o que sabe em benefício de uma aceitação pessoal.




URANO RETRÓGRADO NA DÉCIMA CASA

Aqui a pessoa procura um sentido interior de identidade que lhe oferece uma singularidade de caráter dentro da estrutura da sociedade em que vive. Ele experimenta o conflito de comprometer sua individualidade a fim de se manter numa posição através da qual possa finalmente expressá-la mais.

Ele pode mudar sua direção muitas vezes, até encontrar aquele nicho especial onde é verdadeiramente capaz de expressar a si mesmo. Esta é uma posição especialmente boa para carreira em publicidade e comunicação de massa através da qual a pessoa pode ter sua versatilidade junto com a segurança que precisa.

Ele precisa de espaço suficiente para seguir seus instintos criativos sem ser forçado pelas pressões da responsabilidade, embora ele lide muito bem com a responsabilidade quando não tem consciência de que está fazendo! Quando lhe permitem viver e trabalhar na base do dia-a-dia, ele o faz melhor do que quando é confrontado com qualquer projeto que envolva um planejamento de longo alcance. Contudo, ele é muito capaz no desenvolvimento de planos de longo alcance, desde que não os veja brigando em seu futuro.

Geralmente, ele gasta muito tempo na Fase III do Processo Retrógrado assimilando as necessidades de seu meio ambiente imediato e a partir disto é capaz de compreender como lidar com tudo que está à sua volta. Ainda assim, existe uma tendência a ser um pouco fora da sincronização do tempo, particularmente porque Urano rege o futuro enquanto as tendências Saturninas da Décima Casa se relacionam mais às qualidades do passado. Ao harmonizar as duas, este indivíduo tem muito trabalho a fazer para obter uma perspectiva equilibrada no tempo. Ele é muitíssimo inventivo, e geralmente exibe um raro talento na compreensão de como fazer as coisas que ninguém mais à sua volta pode compreender.

Carmicamente ele está aprendendo lições de autodisciplina para que todo o espírito inventivo interior que sente possa ser posto em prática no mundo em que vive no presente. Ele precisa aprender a ser diferente sem derrubar as estruturas que ele finalmente deseja aperfeiçoar.




URANO RETRÓGRADO
NA DÉCIMA-PRIMEIRA CASA

Aqui o indivíduo está experimentando novos conhecimentos nas amizades, metas e ideais. No passado, houve lampejos disto, mas agora ele é capaz de receber a compreensão nos mais profundos níveis de sua consciência interior. Ele é um pensador muito original, pois suas idéias não são limitadas pela realidade mundana da sociedade. Num nível pessoal, entretanto, ele tende a interpretar erradamente as amizades e, finalmente, tem que rever seu significado mudando seus conceitos. Ele atrai pessoas de todas as posições sociais e assim ele próprio se torna extremamente colorido em suas idéias, seus sonhos e seu ponto de vista pessoal.

Ele acha que as pessoas nem sempre reagem da maneira que ele esperava, e isto lhe ensina a respeitar a individualidade dos outros. Ele se torna desprendido e impessoal, mas isto o ajuda a ganhar clareza da posição vantajosa da objetividade.

Enquanto pode se rebelar contra tudo que oprime as pessoas, ele realmente tenta não interferir nos seus fardos Cármicos pessoais. Sendo um cruzado do jogo limpo, raramente toma partido em disputas, pois é suficientemente esclarecido para ver, em primeiro lugar, quão sem sentido geralmente elas são. Quando encontra pessoas que são cegas para si mesmas, ele gostaria de ser capaz de abrir seus olhos para uma consciência mais elevada. Mas, ele nunca forçará os outros a verem as coisas, do seu modo. Pelo contrário, ele espera poder ser útil para elas, sabendo que uma das regras deste mundo é que o crescimento de cada homem precisa se manifestar no seu próprio ritmo.

Carmicamente está experimentando um sentido de realidade muito iluminado, conhecido apenas por ele, mas através da Fase I de Processo Retrógrado ele é capaz de projetar sua iluminação para que aqueles que são capazes de ver possam receber flashes de um estado elevado de conhecimento impessoal.




URANO RETRÓGRADO
NA DÉCIMA-SEGUNDA CASA

Aqui o indivíduo experimenta a Fase III do Processo Retrógrado, durante o qual ele se aproxima do conhecimento e compreensão que atingiu em vidas anteriores, pois vê a necessidade de usá-las agora. Em alguns indivíduos isto pode significar uma compreensão da Astrologia numa vida anterior. Em outros, onde este não é o caso, Urano Retrógrado simboliza importantes modificações na consciência que acontecem dentro do indivíduo. O potencial para um verdadeiro autocrescimento real é muito grande.

Se as circunstâncias da vida atual do indivíduo e os padrões de comportamento levarem a isto, junto com a confirmação de outras áreas no horóscopo, esta posição de Urano também pode ser indicadora de uma vida passada de alguma forma de anormalidade sexual ou de homossexualidade. Contudo, não importa como funcione em níveis pessoais, esta posição mostra uma engenhosidade interior, que vem através de canais superiores de consciência. Esta pessoa sabe como as coisas funcionam no mundo exterior e, como resultado, nem sempre tem que experimentá-las em ações. Sua mente interior está experimentando tudo, o tempo todo.

Ele é muito adaptável e mudará suas opiniões pois não é possessivo das idéias. Da mesma forma, ele não tenta constantemente harmonizar pensamentos desarmoniosos. Ele possui uma grande habilidade em deixar o Universo como está, e, em retorno, isto lhe permitirá a liberdade interior que precisa. Embora seus valores mutáveis possam às vezes parecer muito excêntricos, ele, entretanto, não é limitado pela forma da tradição que mantém a maior parte da sociedade presa em suas próprias correntes. Contudo, ele tem que viver em sociedade e os aspectos fortes com Saturno lhe permitirão colocar seu conhecimento Uraniano numa interação prática entre seu conhecimento e o mundo ao seu redor.



Extraído de:
SCHULMAN, Martin: Planetas retrógrados e reencarnação. São Paulo : Agora, 1987.

Nenhum comentário:

Postar um comentário