segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Plutão na Casa 1, por Puiggros

É importante e necessário observar qualquer planeta que esteja na casa da "personalidade" com profunda atenção, já que ele sempre matiza a totalidade do indivíduo com suas próprias características.

Com Plutão nesse setor, manifesta-se a tendência escorpiniana ao segredo. Essa pessoa talvez pareça quieta e distante, introvertida ou tímida, mas tal coisa não passa de aparência. Em seu interior, trava-se a mais árdua batalha para encontrar o sentido da própria personalidade. Na realidade, possui uma forte determinação, é intrépida, indócil, invencível e, com freqüência, ditatorial.

A identidade é continuamente revisada e a opinião e a percepção de si mesma se transformam de maneira constante; trata-se de uma urgência que não permite descanso, pois é preciso avançar. Dirigido para o bem ou para o mal, o indivíduo nunca está satisfeito consigo mesmo, manifestando sempre a necessidade de "regenerar-se".

A insegurança representada por esse procedimento impede que o indivíduo se expresse livremente e, embora este último possua, de modo geral, uma compreensão profunda, necessita defrontar-se com a opinião dos outros, a fim de gerar uma nova - e continuamente em progresso - imagem de si próprio.

Essa dependência leva o indivíduo a defender-se constantemente e, algumas vezes, a envergonhar-se de sua relação com os outros. Ele desenvolve a tendência a recolher-se em si mesmo e a não compartilhar os seus sentimentos com as outras pessoas. Seu problema e "ele mesmo" e o indivíduo o aborda com um tal nível de profundidade que a comunicação pessoal se torna difícil; em alguns casos, esse indivíduo chega mesmo a transformar-se num autêntico ser solitário e até numa pessoa alienada de seus amigos e da sociedade em geral.

Ele tem verdadeira necessidade de encontrar um progressivo e permanente sentido para a vida e essa urgência provoca uma instabilidade constante, que, na melhor das hipóteses, o levará a alguma das modalidades de autodescoberta.

Pode ser gentil e sensível, mas geralmente e pouco cordial. Raramente é fraco, embora pareça - ou seja - tímido e inseguro.

Mas se, por qualquer razão, ele se descontrola, todo o poder representado por Plutão irrompe como

um vulcão, fazendo aflorar tal quantidade de cólera que todo mundo fica surpreso.

Esse indivíduo está sempre em contato com o poder; é um canal através do qual o poder flui. O perigo reside na crença de que a própria pessoa é o poder ou no desejo de usá-lo para proveito próprio, acima de qualquer critério.

Tal coisa pode levar o indivíduo plutoniano a pensar que, em si mesmo, ele é o poder, a lei, e que pode, por conseguinte, ser um "sem lei". Quer aja dentro dos parâmetros da sociedade quer não, esse indivíduo sempre é diferente, sempre é o mesmo, conseguindo tal coisa graças a uma espécie de distanciamento, de separação em relação às formas usuais e ortodoxas de atuação. De algum modo, pode ser considerado imutável, por mais que se modifiquem as circunstâncias que o rodeiam.

Possui um forte magnetismo e, caso o deseje, pode influenciar facilmente o meio ambiente. Daí decorre a tendência a impor sua vontade e suas opiniões aos outros; essa imposição se efetua antes por táticas explosivas e temperamentais que através da sugestão.

Sua poderosa personalidade freqüentemente domina os outros. É inacessível, inescrutável, cheia de segredos e torna-se difícil manter uma amizade estável com ele. Caso esteja muito aflito, é o tipo de pessoa que deve ser evitada.

Essa pessoa necessita de moderação e desenvolvimento da habilidade de autodirecionamento. Seu extremismo e a dualidade de sua natureza e de seu objetivo a transformam num ser que passa alternadamente de uma coisa para outra. O que hoje a estimula é rechaçado por ela amanhã. Demonstra desejo pelo novo e dificuldade de abandonar o velho.

Com efeito, Plutão, tanto na casa um como na casa oito, leva a pessoa a defrontar-se com a morte. A sensação de morrer diariamente, de que cada dia é diferente, torna o indivíduo mais forte, intensifica o autocontrole e fornece coragem para que se enfrente qualquer situação. Isso se traduz num forte sentimento do "agora", fator que explica sua dificuldade de projetarse para o futuro ou de aceitar padrões do passado.

Em outra ordem de coisas, e em relação com o corpo físico, o indivíduo pode manifestar um vigor pouco comum, ter um sinal ou marca no corpo - especialmente no rosto - ou ter vindo ao mundo através de uma operação cesariana.

Se está muito aflito, pode indicar alguma deformação física ou alguma manifestação de hiperdesenvolvimento. Também indica amputações. Em alguns casos, tal coisa sugere o fato de o indivíduo ser filho ilegítimo e, caso Plutão esteja retrógrado e a cúspide se encontre em signo feminino, isso produz uma profunda marca psicológica.

Se a energia de Plutão é usada de forma construtiva e criativa, o indivíduo mostra um alto poder de concentração e uma invejável capacidade de aprofundar-se nos significados mais ocultos da vida. Se outros fatores do mapa o confirmam, possui um psiquismo forte. Se a isso acrescentamos o magnetismo que o torna atraente, seu poder mental e sua resistência, encontramo-nos diante de um tipo especial de "médico", que não se preocupa em demasia com a técnica (embora apresente uma mente científica) , mas em ser o canal mais puro possível, através do qual fluem as forças curativas da luz. Sua personalidade se dissolve nessa luz e o poder deixa de causar-lhe problemas.

Quando não sublima esse poder, manifesta-se no indivíduo uma poderosa e angustiante sexualidade, que se encontra latente em todas e em cada uma de suas ações.

43 comentários:

  1. Ola, e no caso de esse planeta estiver em domicílio (escorpião) e em conjunção com o ascendente, a sua energia se manifesta mesmo sem estar em aspecto com planetas "pessoais"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso você tem Plutão angular e provavelmente domina o seu Mapa Natal. Mas é difícil de dizer muita coisa sem ter o mapa nas mãos para analisar melhor.

      Excluir
    2. Olá, Claudio. O meu caso é o mesmo: Plutão em Escorpião e em conjunção ao Ascendente. Porém há outros planetas angulares (Mercúrio na 10 e Saturno na 4), ambos fazendo quadraturas ao Plutão na 1. Poderia me explicar, por favor, que consequências isso tem? Caso precise analisar essa dúvida no mapa graficamente, os dados são: 25/08/1992 (10:50h) - Goiânia-GO.

      Excluir
  2. Ola tenho ascendente em sagitario e plutao na casa 1 em conjuncao , me podem explicar td sobre isso?! Obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil de falar muita coisa sem ter o mapa natal nas mãos. Plutão está em conjunção com o quê?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu Ascendente é escorpião, plutão e júpiter ambos em sagitário e ambos na casa 1, e ambos estão retrogrados, oque isso significa ? obrigada.

    20/04/1995 - 19:19h

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ascendente: Escorpião

      Escorpião Ascendente está relacionado ao oitavo trabalho de Hércules. O herói tem que achar e destruir a Hidra, um monstro de nove cabeças que vive numa caverna no fundo de um pântano tenebroso. Primeiro ele tenta matar a besta enquanto ela ainda está na água, mas toda vez que lhe corta uma cabeça aparecem mais três em seu lugar. Finalmente Hércules lembra dos conselhos de seu mestre: "Nós nos elevamos ajoelhando-nos, conquistamos nos rendendo e ganhamos, desistindo". Hércules então ajoelhou no pântano e levantou a Hidra por uma de suas cabeças tirando-a da água (emoções) para o ar (intelecto). Afastada da água, a Hidra imediatamente começa a perder seu poder e sua agressividade. Hércules corta todas as cabeças mas aí aparece uma décima, na forma de uma jóia preciosa que ele enterra debaixo de uma rocha.

      Essa história liga-se estritamente com a dinâmica de Escorpião Ascendente. De alguma maneira, quem tem Escorpião Ascendente tem que confrontar e combater o que é obscuro, tabu, oculto ou destrutivo. Alguns enxergarão a besta externamente e lutarão com o que é obscuro e maligno "lá fora". Para outros, a Hidra se esconde no fundo de suas próprias psiques, simbolizando emoções destruidoras tais como ciúme, inveja, avareza, luxúria ou ânsia de poder.

      Hércules teve sucesso ao destruir a Hidra tirando-a do pântano e levantando-a no ar. Da mesma maneira, Escorpião Ascendente precisa levar para a luz da consciência aquilo que é obscuro e oculto dentro de si. Se a energia de Escorpião é reprimida, ela fervilha por baixo, envenenando a psique e produzindo um mau cheiro que impregna a atmosfera entre as pessoas. No entanto, quando a força total dessas emoções é liberada de forma desregrada, seu poder de destruição pode não ser suportado.

      Existe uma terceira alternativa: em vez de reprimir o lado Escorpião da natureza, ou soltá-lo integralmente, é possível reconhecer os sentimentos envolvidos e depois transformá-los ou canalizá-los de maneira construtiva. Como a jóia que aparece quando a Hidra é destruída, os complexos negativos podem ser transformados em algo precioso. Muitos artistas produziram seus melhores trabalhos reestruturando suas paixões, iras ou desacertos em alternativas criativas.

      A cobra muda de pele quando, crescida, a pressão interior torna a pele velha pequena demais. O vulcânico Escorpião Ascendente acumula a pressão interior até ocorrer uma explosão liberante e renovadora. Seja por livre escolha ou por coerção, Escorpião Ascendente derruba e remove velhas formas e estruturas, de modo que novas possam ser edificadas.

      Existe uma profundidade no Escorpião Ascendente que compele os que têm este posicionamento a ocultar as origens de uma estratégia para tentar camuflar sentidos e motivações. Nada é tomado pelo seu valor aparente. Como a mulher do Barba Azul, existem portas que seria melhor deixar fechadas. Por si só o Escorpião Ascendente infere Touro no Descendente. Enquanto Escorpião tem que desafiar, atacar, destruir e modificar, Touro é paciente, estável, terra-a-terra e conservador. Touro está equipado para resistir às investidas de um Escorpião Ascendente e replicar com muita calma: "Tudo bem, mas não se esqueça de escovar os dentes." Os que têm Escorpião Ascendente sentem a necessidade de desenvolver estas qualidades taurinas nos relacionamentos como forma de equilibrar os excessos de seus fortes e turbulentos impulsos passionais.

      O mais óbvio sinal físico de Escorpião Ascendente manifesta-se sob a forma de um intenso e penetrante olhar por baixo das sobrancelhas que chamam a atenção.

      Excluir
  5. Tenho sol, lua, venus e plutão na casa 1, todos em conjunção, menos plutão e o sol sem aspecto pois está distante relativamente em graus, o sol e a lua estão em escorpião e vênus e plutão estão em sagitário..oque essa conjunção mútua poderia dizer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os signos e os planetas na 1ª Casa indicam o tipos de funções nas quais teremos mais valia nos processos de realização de nossa única e própria identidade. Estas são as tarefas que necessitamos realizar a fim de desvendar inteiramente o quem somos. Não seremos completos enquanto não reconhecermos, explorarmos e desenvolvermos estas qualidades. A este respeito é
      bom ter em mente que os signos e os planetas (em qualquer casa) podem ser comparados com um elevador numa grande loja de departamentos. Este elevador pode nos deixar no primeiro andar para calçados femininos, no segundo andar para moda masculina ou ir diretamente para o restaurante no último andar. Do mesmo modo, Marte ou Áries, por exemplo, podem, em certo grau, significar impulsividade e precipitação enquanto em outro significam coragem e bravura.
      Aumentando nossa sabedoria, é possível trocar e mudar os níveis, ir de uma forma de expressão do signo ou do planeta para outra. Tais mudanças de níveis talvez tenham que ser vivenciadas com todos os posicionamentos no mapa, mas é especialmente proveitoso provar desta maneira as energias na 1ª Casa, a parte do mapa tão crucial para a autodescoberta.

      Excluir
    2. Acho que já vivencio todas as energias sem etapas kkk, é bem complicado pois, isso possa explicar o transtorno de personalidade que tenho! Realmente como você disse, só que ainda estou em processo de desvendar quem sou.

      Excluir
    3. Não diria 'transtorno de personalidade' e sim uma personalidade complexa, evidenciada pela multiplicidade de planetas que vc tem na 1ª Casa, que é a Casa da Personalidade. Leia o novo artigo que postei ainda agora:

      http://aldebahran-astrologia.blogspot.com.br/2016/05/o-ascendente-e-primeira-casa-por-howard.html

      Excluir
  6. Olá Claudio, conheci uma pessoa e, como sempre gosto de olhar o mapa natal antes de me envolver, pedi os dados dele e fiz o mapa. Fiquei bem assustada com o que vi, pois ele possui um stellium (sol,lua,venus,mercurio) na casa 8 em gêmeos, ascendente em escorpião e Plutão na casa 1 (em escorpião). Foi isso o que me levou a ler esse artigo no seu blog. Estou com receio de que ele seja uma pessoa dominadora, obsessiva e autoritária, pois o mapa é realmente de assustar. Gostaria de saber a sua opiniao sobre estes aspectos. Obrigada pela luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para inferir nada sobre relacionamento sem fazer uma análise de Sinastria. Os aspectos de um mapa individual são insuficientes para dizer se um relacionamento é frutífero ou não. Há se ver como você interage com ele.

      Excluir
  7. Olá, Claudio! Parabéns pelo blog!
    Esse aspecto vale para quem tem Escorpião dominante no mapa? Tenho o ascendente (e sol) em Libra, e possuo um stellium (Vênus, Mercúrio, Júpiter e Plutão) em Escorpião, divididos entre as casas 1 e 2.

    O regente do meu mapa, Vênus (retrógrada) está em conjunção (8 graus, mais ou menos) com Plutão em Escorpião, na casa 1.

    Me identifiquei com o texto e sinto uma enorme influência plutoniana sobre mim. Devo considerar essa interpretação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar, obrigado. Sim, vc deve considerar essa interpretação sim.

      Excluir
    2. Sério? Mesmo com o meu Plutão na casa 2? Pois não identifico com nada das características desse posicionamento (casa 2)

      Excluir
    3. Não tinha entendido que está na Casa 2. Mande-me por email seus dados de nascimento para eu dar uma olhada no seu mapa.

      Excluir
  8. Oi, Claudio!
    Já lhe enviei o email. Aguardo seu retorno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu Plutão está mesmo na Casa 2. Entretanto sua Casa 1 é bem forte com a presença do Sol, Mercúrio, Vênus e Júpiter, esse últimos em Escorpião (exceto o Sol), o que dá uma característica forte na sua Casa 1, já que Plutão é quem rege Escorpião.

      Excluir
    2. Nossa! Agora tudo faz sentido, com essa interpretação.
      Recebi seu email. E olha, fiquei muito surpreso!
      Sucesso para você, sempre!
      Gratidão :)

      Excluir
  9. olá
    boa tarde
    eu tenho ascendente em escorpiao e plutao em sagitario na casa 1
    oq isso significa??
    desde já, agradecida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ascendente Escorpião

      É através da Água Fixa que as primeiras impressões da vida são sentidas: intensa necessidade de segurança e transformação emocional.

      Para o Ascendente Escorpião, a expressão pessoal é intensa, carismática, poderosa e sempre um tanto secreta. Para ele, a vida é uma batalha, onde vitórias e derrotas marcam e transformam a expressão individual.

      O indivíduo com este ascendente pode ver-se como um lutador, um reformista ou um investigador. O seu carisma que começa por ser fascinante, pode torná-lo incomodativo ou mesmo belicoso.

      Todos os aspectos da vida são sentidos com grande intensidade, mas também com uma profunda contradição interior. Perante qualquer desafio imediato (em coisas simples do dia a dia), reage com um misto de atração e repulsa, avidez e desconfiança, desejo e negação do próprio desejo.

      Esta turbulência emocional leva-o ao principal tema deste signo - o da morte e transformação. Ao compreender que a verdadeira batalha é interior, o Escorpião ascendente inicia uma nova fase na sua vida - deixa de lutar contra inimigos exteriores e lança-se na cruzada contra os seus demônios interiores, trazendo-os para a luz da consciência e transcendendo-os. É nessa altura que descobre em si recursos e capacidades que até então desconhecia. Deixa de ser um lutador e torna-se um guerreiro espiritual.

      Olhos de expressão intensa e profunda, sublinhados por sobrancelhas espessas e bonitas, são característicos deste ascendente.

      Excluir
  10. Nosa maravilhoso o teu artigo!
    Tenho Ascendente, lua e nodo norte em esorpião com plutão em sagitário na primeira casa também..
    Me identifiquei em tudo.. Eu até estava em dúvida se meu plutão estava na primeira ou segunda casa. Mas vi que está no final da primeira casa mesmo e tudo o que tu falou bateu completamente!! Amei
    Queria saber mais sobre o nodo norte em escorpião na primeira casa.. Como tu descreveria esse posicionamento

    De qualquer forma, obrigada! <3

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante sobre a parte do regenerar-se. Tenho asc em libra e plutao em escorpiao na casa 1 fazendo quadratura com jupiter na 11, talvez por isso a dificuldade em manter amigos, me afasto ao sinal de estar sendo minimamente prejudicada e a vontade de mudar o visual é constante, estou sempre enjoada de estilo, de cabelo, etc.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu possuo plutão em escorpião e em conjunção com o ascendente (sagitário), a 28 graus da casa 12 e uma astróloga me disse que na verdade ele está localizado na casa 1. Eu sinto muito a influência dele nessa casa, mas gostaria de saber se ainda considera-se a conjunção. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Recentemente descobri que minha hora de nascimento era outra e, quando refiz meu mapa astral, tive uma relevação enorme sobre mim mesma. Seu blog está me ajudando bastante também. Além de agradecer, gostaria de pedir um conselho sobre essa posição (plutão na casa 12), no sentido de trabalhar melhor minha energia.

    Sou de Câncer com Ascendente em Escorpião, tenho a Lua em Gêmeos e o signo que mais predomina no meu mapa é Capricórnio! Veja como preciso de conselhos para canalizar minha energia, sou totalmente instável!

    Meu e-mail é rafa.tintori@gmail.com, agradeço se tiver algo para me falar, algo que possa me recomendar para ler, ou algo assim.

    Muito obrigada e parabéns pela incrível escrita!

    ResponderExcluir
  14. Plutão tem o poder de constantes transformações e mudanças , tenho esse aspecto plutão na casa 1 e para mim é terrivel é como esta dentro de um furacão eternamente com medo de desapegar das coisas e de se mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Meu ascendente e em escorpião,meu plutao na casa 1... Tbm tenho 2 planetas na casa 8.
    Poderia me dar uma informação sobre ? Se é o ponto forte no mapa ou não....

    ResponderExcluir
  16. Tenho ascendente em escorpião, influência de sagitário, plutão ( em sagitario) na casa 1 e roda da fortuna ( em sagitario ) na casa 1 também. Tenho 5 asteróides em escorpião e é o signo que mais me identifico ( apesar de ser de libra ) também tenho Nodo sul em escorpião, me considero escorpiana rs. poderia me falar um pouco sobre esse conjunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, também me identifico bastante com sagitário. Meus planetas favoritos são Júpiter e Plutão. Tenho Meio do céu em Leão e Júpiter e mercúrio lá

      Excluir
  17. Muito bom o conteúdo. Quando eu era pequena realmente quase amputou meu braço por uma queda que tive, foi por pouco mas teve solução graças a Deus. Eu também fui criada pela minha mãe de criação,e meu pai de criação. Em questão de solidão realmente sou assim. Mas essa questão que a casa 1 é de escorpião, no caso não seria áries? Ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bizarro, tenho asc em Escorpião e Plutão na casa 1, tive uma queda, fatura exposta no braço e quase tive que amputar também

      Excluir
    2. Sim. A casa 1 e a casa de áries, mais por Plutão estar na casa 1, vc vira uma pessoa plutoniana e terá traços escorpianos. Mais como e a casa de áries, vc também terá traços arianos com o Plutão nessa casa.

      Excluir
    3. Tenho ascendente em sagitário a 0', e plutão em conjunção com o ascendente, e também caí, aos 11 anos quando era criança e tive fratura exposta no braço kk

      Excluir
    4. Meu ascendente e em sagitário nos graus 03'. Plutão na casa 1 kkk

      Excluir
  18. Teno ascendente em Escorpião, marte em Escorpião (casa 1) e Plutão em Escorpião (casa 1) marte em conjugação ao ascendente. Como vc explica isso? Sinto mt a energia de áries :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais todo mundo sabe que por exemplo, vc tem sol na casa 1 vai ser as características de áries e de Leão.

      Excluir
  19. Tenho ascendente em Libra com Plutão(R) em Escorpião na casa 1. Marte na casa 8 fazendo oposição a Plutão e fazendo quincunx com o ascendente

    Muitas vezes me sinto oscilando entre os dois extremos (guerra VS paz) na maior parte do tempo e com uma grande necessidade de "morrer e renascer" constantemente de dentro para fora. Eh como se eu entendesse que tudo na minha vida existisse um ciclo de início/permanência/fim onde a cada momento se renova e nada volta a ser o mesmo de antes, assim como tbm sinto uma vontade imensa de lutar onde travo uma batalha constante em minha mente

    O que pode me dizer deste aspecto??

    ResponderExcluir
  20. Olá! Muito obrigada pelo texto maravilhoso! Eu tenho Plutão em conjunção com o ascendente e no signo do ascendente (a saber sagitário) mas ainda na casa 12. Eu posso considerar esse aspecto como válido pra mim? Pois me identifiquei bastante com o texto e não achei nada sobre Plutão em conjunção com o ascendente no blog

    ResponderExcluir