segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Plutão na Casa 9, por Puiggros

Tradicionalmente, trata-se do setor da filosofia e da religião, ou, como é costume chamá-lo, o setor da mente abstrata, em oposição ao setor três, o da mente concreta.

Plutão projeta uma poderosa energia nessa direção e canaliza a mente para realidades não habituais, para filosofias profundas, que transcendem as concepções estabelecidas ou aceitas. Manifesta sempre a necessidade de chegar ao mais fundo, à origem do conceito. Se está bem aspectado e se o indivíduo logra controlar uma força tão poderosa, pode vir a ser um grande pensador, um místico profundo ou um magnífico professor que nos leve a perceber aquilo que transcende o concreto. Necessidade de conhecer e de compreender o objetivo da vida. Expansão espiritual. Desejo de explorar os horizontes mais longínquos, na Terra ou para além desta. Pioneirismo e características exploratórias nos campos da filosofia, religião e misticismo. Se utiliza essa força de modo frutífero, o indivíduo pode aspirar ao atingimento de seus mais elevados ideais de iluminação e sabedoria, muito embora, de modo geral, precise desrespeitar certas crenças e opiniões fixas antes de começar a sentir-se satisfeito consigo mesmo.

Mal aspectado, tal coisa se transforma em subserviência em relação a determinadas crenças, religiões, ideologias obscuras e por vezes cruéis, práticas esotéricas em geral e rituais e magia negra em particular. Dogmatismo, fanatismo e uma tendência - que é quase uma urgência - de ensinar aos outros aquilo que a pessoa pensa ser a verdade. Nesse setor, o indivíduo deseja impor sua verdade, sem dar muita importância aos métodos. Tende a forçar os outros a "acreditarem" - evidentemente, para "seu próprio bem" ou para sua regeneração. Alguns livros dedicados ao tema dizem que se trata de uma posição característica dos inquisidores da Idade Média.

Afastamento do lugar de origem; a pessoa pode encontrar-se com seu destino no estrangeiro. Pode ocorrer também que o indivíduo se sinta "perdido" na vastidão do longínquo.

2 comentários:

  1. Olá, Claudio. Estava estudando meu mapa e acabei vindo até aqui. Eu costumava dizer que Deus tinha me dado uma cruz e uma espada, mas vejo que na verdade parece que tenho um tridente também, em meu mapa aparece uma conjunção de marte e plutão na casa nove (casa 9 em libra). Em outro post é descrita essa conjunção, mas, pelo que vejo estou longe de entender todos esses aspectos.Sempre me senti muito dicotômico e estou passando por todo esse processo de sombra e enfrentamento. Você pode ajudar de alguma forma?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conjunção Marte-Plutão

      Quando esses planetas estão conjuntos e são usados com consciência, eles proporcionam uma capacidade poderosa para desenvolver autocontrole férreo para obter o que se almeja. Ao mesmo tempo pode gerar desejos fortes e incontroláveis, por isso pode haver certa tendência a levar as questões "a ferro e a fogo" capaz de provocar situações das quais pode se arrepender mais tarde.

      A força intensa gerada por esses dois planetas tanto nos dá o poder de realizar, construir e desenvolver algo, para também pode extrapolar o limite dos desejos. A força gerada gravita desafios na vida que justificam sua intensidade. São forças interventivas poderosas de significado muito violento.

      A erupção incontrolada da raiva pode levar ao descontrole e a situações perigosas. Também pode desenvolver um mecanismo de controle emocional capaz de amedrontar aos outros com sua força. Isso acontece principalmente quando as coisas não acontecem como gostaria, sendo preciso haver um profundo autoconhecimento para se libertar do stress violento que aparece nos relacionamentos.
      

      Excluir