segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As Estrelas Fixas e as suas Influências

As Estrelas Fixas propiciam-nos uma excelente ferramenta para uma mais profunda compreensão da astrologia dentro das suas várias correntes - astro-meteorologia, astrologia mundana, electiva, horária e natal. O primeiro catálogo de Estrelas Fixas foi compilado por Timocharis e Aristyll aproximadamente há 250 anos a.C. na Grécia; Ebertin-Hoffmann - "Fixed Stars and their interpretation", logo, pode-se deduzir que o seu uso vem desde a antiguidade, pois Ebertin-Hoffmann afirmam no seu livro (Ibid), que o nome das Estrelas Fixas tem a sua origem na Era Babilónica.

Pela sua extrema importância apresento abaixo uma pequena lista de Estrelas Fixas, contendo o seu nome, longitude, constelação, magnitude, natureza e a sua correspondente influência.

Nome  Longitude Constelação Magnitude Natureza
Achernar 15º Peixes 26' Eridanus (+) 0.6 Júpiter
Influência: Em suas notas sobre as estrelas situadas em Eridanus, Ptolomeu disse: "a última estrela brilhante é da mesma influência que Júpiter". É simbolizada como O Querubim e a Espada, e dá êxito em cargos públicos, na beneficência e na religião.
Acrux 11º Escorpião 59' Crux (+) 1.6 Júpiter
Influência: Acrux é da natureza de Júpiter. Dá beneficência religiosa, cerimonial, justiça, magia e mistério, e frequentemente é proeminente nos horóscopos de astrólogos e ocultistas.
Agena 23º Escorpião 55' Centaurus (+) 0.9 Vénus / Júpiter
Influência: De acordo com Ptolomeu, é da natureza de Vénus e de Júpiter, mas Alvidas sugere uma influência similar à de Marte em conjunção a Mercúrio. Dá posição, amizade, refinamento, moralidade, saúde e honra.
Alcyone 00º Gémeos 07' Taurus (+) 3.0 Lua / Marte
Influência: Da natureza de Marte e da Lua. Proporciona amor, eminência, cegueira, febres, varíola, e acidentes no rosto.
Aldebaran 09º Gémeos 54' Taurus (+) 1.1 Marte
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte, mas Alvidas estabelece que é similar a Mercúrio, Marte e Júpiter juntos. Dá honra, inteligência, eloquência, firmeza, integridade, popularidade, coragem, ferocidade, tendência à revolta, uma posição responsável, honras públicas, e poder e riqueza conseguidos graças a outros, mas seus benefícios raras vezes se mostram duradouros, e existe também perigo de violência e doença.
Algol 26º Touro 17' Perseus (+) 2.2 Saturno / Júpiter
Influência: Da natureza de Saturno e Júpiter. Provoca desgraça, violência, decapitação, enforcamento, electrocussão e tumultos. Confere uma natureza obstinada e violenta, que causa a morte ao nativo ou a outros. É a estrela mais maligna do céu.
Alpheratz 14º Carneiro 25' Andrómeda (+) 2.2 Júpiter / Vénus
Influência: De acordo com Ptolomeu é de natureza Jupiteriana e Venusiana, e Alvidas acrescenta também Marte a estes dois. Dá independência, liberdade, amor, riquezas, honras, e um intelecto perspicaz.
Altair 01º Aquário 53' Aquila (+) 0.9 Marte / Júpiter
Influência: As opiniões estão divididas a respeito da natureza exacta desta estrela. Ptolomeu dá a Marte e a Júpiter; Wilson, a Saturno e a Mercúrio; Simmonite, a Urano; e Alvidas a Urano e Mercúrio, em sextil ao Sol. Confere uma natureza atrevida, confiante, valente, que não se rende, ambiciosa e liberal, riqueza grande e repentina mas efémera, e uma posição de comando;  faz os seus nativos culpados de matanças, e dá perigo de ser mordido por animais venenosos.
Antares 09º Sagitário 53' Scorpius (+) 1.2 Marte / Júpiter
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Júpiter. Alvidas dá Júpiter sextil a Vénus, mas isto é improvável considerando a natureza decididamente marcial e maléfica desta estrela. Causa malevolência, destruição, liberalidade, mentalidade aberta, maus presságios e perigo de fatalidade, e torna os seus nativos temerários e vorazes, obstinados e destrutivos para si mesmos devido à sua própria obstinação.
Arcturus 24º Balança 22' Bootes (+) 0.2 Marte / Júpiter
Influência: De acordo com Ptolomeu é de natureza Marciana e de Júpiter, mas Alvidas substituiu estes por Vénus e Mercúrio em conjunção. Dá riqueza, honras, alto renome, determinação, e prosperidade por meio da navegação e viagens.
Bellatrix 21º Gémeos 04' Orion (+) 1.7 Marte / Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é como Marte e Mercúrio; e para Alvidas, como Mercúrio e Marte em bom aspecto. Dá grande honra civil ou militar mas perigo de uma repentina desonra, renome, riqueza, amigos eminentes e propensão a acidentes que causam cegueira e ruína. Se é proeminente no mapa de uma mulher torna-a loquaz e astuta, e dá uma voz com um alto tom, resistente e aguda.
Betelgeuse 28º Gémeos 52' Orion (+) 0.8 Marte / Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Mercúrio; para Alvidas, da de Mercúrio, Saturno e Júpiter em bom aspecto. Dá honra marcial, promoção e riqueza.
Canopus 15º Caranguejo 05' Carina (Argus) (-) 0.9 Saturno / Júpiter
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno e de Júpiter; para Alvidas, da natureza da Lua e Marte. Dá piedade, conservadorismo, um conhecimento amplo e compreensivo, viagens e trabalho educativo, e transforma o mal em bem.
Capella 21º Gémeos 58' Auriga (+) 0.2 Marte / Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Mercúrio; para Alvidas, da de Mercúrio e da Lua. Dá honra, riqueza, eminência, renome, uma posição pública de confiança e amigos eminentes, e faz os seus nativos cuidadosos, temerosos, inquisitivos, muito amantes do conhecimento e particularmente das novidades.
Castor 20º Caranguejo 22' Gemini (+) 1.6 Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Mercúrio; para Wilson, Simmonite e Pearce da de Marte, Vénus e Saturno; para Alvidas, da Lua, Marte e Urano. Dá distinção, um intelecto aguçado, êxito na lei e nas publicações, muitas viagens, aficionado pelos cavalos, fama e honra repentina, mas frequentemente seguido da perda da fortuna e desgraça, doença, problemas e grandes aflições. Diz-se que os seus nativos são maliciosos e inclinados à violência.
Deneb Adige 05º Peixes 27' Cygnus (+) 1.3 Vénus / Mercúrio
Influência: É da natureza de Vénus e de Mercúrio e dá uma natureza engenhosa, e um intelecto inteligente e rápido para aprender.
Fomalhaut 03º Peixes 58' Piscis Austrinus (+) 1.3 Vénus / Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vénus e de Mercúrio; para Alvidas, da de Júpiter em quadratura a Saturno desde Peixes e Sagitário. Diz-se que é muito afortunada e poderosa, e que contudo causa uma malevolência de alcance e carácter sublime, e a mudança de uma forma de expressão material a uma espiritual. Cardan declara que, juntamente com as estrelas que ascendem com 12º de Gémeos, dá um nome imortal.
Markab 23º Peixes 36' Pegasus (+) 2.6 Marte / Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Mercúrio; para Simmonite, de Marte e Vénus; para Alvidas, de Júpiter quadratura a Mercúrio com Saturno desde Peixes e Gémeos. Dá honra, riqueza, fortuna, perigo de febres, cortes, golpes, punhaladas e fogo, e uma morte violenta.
Menkar 14º Touro 26' Cetus (+) 2.8 Saturno
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno; para Simmonite, de Marte; e para Alvidas de Vénus e da Lua. Causa doença, desgraça, ruína, feridas de bestas e perda de fortuna.
Mirach 00º Touro 31' Andrómeda (+) 2.4 Vénus
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vénus; para Alvidas, de Marte e da Lua. Dá beleza pessoal, uma mente brilhante, amor pelo lar, grande devoção, beneficência, perdão, amor, subjugação por meio da benevolência, renome, e boa fortuna no casamento.
Polaris 28º Gémeos 41' Ursa Minor (+) 2.1 Saturno / Vénus
Influência: Da natureza de Saturno e de Vénus. Causa muitas doenças, problemas, perdas de fortuna, desgraça e grande aflição, e pode dar legados e heranças acompanhados de muitos males. Os árabes eram da opinião que a contemplação de Polaris curava a oftalmia.
Pollux 23º Caranguejo 20' Gemini (+) 1.2 Marte
Influência: De acordo com Ptolomeu é da influência de Marte, enquanto que para Alvidas o é da Lua, Marte e Urano. Confere uma natureza subtil, astuta, valente, corajosa, audaz, cruel e temerária, gosto pelo boxe, malevolência dignificada e está relacionada com os venenos.
Procyon 25º Caranguejo 55' Canis Minor (+) 0.5 Mercúrio / Marte
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Mercúrio e de Marte; para Simmonite, é de Vénus e Marte, o que é possivelmente um erro tipográfico; e para Alvidas, da Lua, Júpiter e Urano. Dá actividade, violência, malevolência repentina e abrupta, repentina promoção graças ao esforço, elevação que termina em desastre, perigo de mordeduras de cães e hidrofobia; torna os seus nativos petulantes, descarados, inconstantes, de fraca natureza, tímidos, desafortunados, orgulhosos, irascíveis, descuidados e violentos. Existem dois casos registados de morte ou ferida por mordida de cães, nos quais Procyon e Sirius estavam envolvidos.
Ras Alhague 22º Sagitário 34' Ophiuchus (+) 2.1 Saturno / Vénus
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno e de Vénus; para Alvidas o é de Júpiter e Mercúrio em sextil a Marte. Dá desgraça por causa de mulheres, gostos pervertidos e depravação mental.
Regulus 29º Leão 57' Leo (+) 1.3 Marte / Júpiter
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Júpiter, mas a maioria dos autores posteriores a assemelham só a Marte, enquanto que Alvidas estabelece que é similar ao Sol bem aspectado com Urano. Dá violência, destrutividade, honra militar de curta duração, com fracasso final, encarceramento, morte violenta, êxito, ideais superiores e elevados e força de espírito, e torna os seus nativos magnânimos, grandiosamente liberais, generosos, ambiciosos, amantes do poder, desejosos de comando, dinâmicos e independentes.
Rigel 16º Gémeos 57' Orion (+) 0.3 Júpiter / Saturno
Influência: De acordo com Ptolomeu e com Lilly é da natureza de Júpiter e Saturno, mas autores posteriores a consideram favorável e similar a Júpiter e a Marte. Alvidas assemelha-a  a Mercúrio, Marte e Júpiter. Dá benevolência, honra, riqueza, felicidade, glória, renome, e habilidade mecânica ou inventiva.
Sirius 14º Caranguejo 12' Canis Major (-) 1.4 Júpiter / Marte
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Júpiter e de Marte; para Alvidas, da Lua, Júpiter e Marte. Dá honra, renome, riqueza, ardor, fidelidade, devoção, paixão e ressentimento, e torna os seus nativos guardas, curadores e guardiães. Dá também perigo de mordeduras de cães, e dois exemplos de este efeito se encontrarão debaixo de Procyon. * Estes exemplos estão descritos no texto integral.
Spica 23º Balança 58' Virgo (+) 1.2 Vénus / Marte
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vénus e de Marte; para Alvidas o é de Vénus, Júpiter e Mercúrio. Dá êxito, renome, riqueza, uma doce disposição, amor à arte e à ciência, falta de escrúpulos, esterilidade, e injustiça para com a inocência.
Vega 15º Capricórnio 26' Lyra (+) 0.1 Vénus / Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vénus e de Mercúrio; para Alvidas, o é de Saturno em trígono a Júpiter a partir dos signos de terra, especialmente Capricórnio e Touro. Dá beneficência, idealismo, esperança, refinamento e inconstância, e torna os seus nativos graves, sóbrios, pretensiosos e geralmente lascivos.
Vindemiatrix 10º Balança 04' Virgo (+) 3.0 Saturno / Mercúrio
Influência: De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno e de Mercúrio; para Simmonite, de Saturno e Vénus, o que é possivelmente um erro tipográfico; para Wilson e Pearce, de Saturno, Vénus e Mercúrio, e para Alvidas, de Mercúrio e Saturno mal aspectados. Dá falsidade, desgraça, roubo, demência lascívia, e frequentemente causa aos seus nativos a viuvez.





Extraído de:
http://www.astrologiamedieval.com/Estrelas.htm

Tradução da versão espanhola por: Paulo Alexandre Silva, DMA


Bibliografia:Las estrellas fijas y las constelaciones - por Vivian E. Robson - ISBN: 84-86221-94-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário