terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Parte da Fortuna (Pars Fortunae)

O ponto benéfico na Eclíptica que dista do Horizonte a leste a mesma distancia da Lua ao Sol. A Parte da Fortuna e seu dispositor são auxiliares em assuntos de finanças e para encontrar objetos perdidos.

A formula é: Ascendente + Lua – Sol. Lilly usava esta fórmula para todos os mapas, mas existe também uma tradição de reverter a fórmula para mapas noturnos, quando o Sol está abaixo do horizonte, PF = ASC + Sol – Lua ( em mapas noturnos).

Quando o nativo nasceu na Lua Nova, a Parte da Fortuna está conjunta ao Ascendente. Ptolomeu diz ( Edição Loeb, pag 276-277) "qualquer que seja a relação e o aspecto que o Sol tenha no horóscopo (Ascendente), a Lua também levará à Parte da Fortuna, e ela será como um horóscopo (Ascendente) lunar". Jacobson acha, mas eu discordo, que se a Lua está em paralelo à Roda da Fortuna, ela não está fora de curso.

Pela mesma lógica, se a Lua está paralela ao Ascendente ela não deveria estar fora de curso; mas Jacobson não tece nenhum comentário a respeito dos aspectos lunares ao Ascendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário