quinta-feira, 9 de junho de 2016

Aspectos dos Planetas com os Ângulos, por Catherine Aubier

A conjunção de um ângulo do Tema com um planeta, qualquer que seja ela, dá a este um valor de dominante. A orbe da conjunção, nesse caso, pode ir até 12°, ou mesmo 15°, para os luminares.
Você encontrará indicações concernentes aos aspectos de conjunção planetas-ângulos no capítulo consagrado a cada um dos planetas e à sua posição nas casas.

A oposição de um planeta com um ângulo implica sua conjunção com o ângulo oposto. Sobre isso você ainda poderá encontrar referências no capítulo concernente à sua posição nas casas.
Exemplos: para uma conjunção de Saturno com o Ascendente, ver "dominante de Saturno" e "Saturno na casa I". Para uma oposição de Saturno com o Ascendente, ver "dominante de Saturno" e "Saturno na casa VII'.

A seguir você encontrará breves indicações sobre os outros aspectos possíveis (trígonos, sextis, quadraturas), no tocante ao Ascendente e ao Meio do Céu.

ASPECTOS DO ASCENDENTE

Os aspectos do Ascendente têm sempre relação com o comportamento e a saúde.

Sol-Ascendente

Os aspectos entre o Sol e o Ascendente indicam a relação entre o comportamento exterior e a personalidade real: nos casos de conjunção, a pessoa mostra-se tal qual é. Nos casos de oposição e quadratura, pode, inconscientemente, enganar os outros a respeito do que é realmente ou adotar atitudes capazes de prejudicá-la. Nos casos de trígono ou sextil, existe um certa harmonia entre a aparência e o interior.

Lua-Ascendente

No positivo, adaptabilidade, equilíbrio; no negativo, instabilidade, influenciabilidade.

Mercúrio-Ascendente

No positivo, comportamento impregnado de vivacidade, de curiosidade; no negativo, nervosismo, fragmentação.

Vênus-Ascendente

No positivo, charme, desejo de agradar, amabilidade; no negativo, inabilidade nos contatos. Segundo a tradição, seria igualmente o indício de "doenças venusianas", isto é, venéreas. Não tomar ao pé da letra.

Marte-Ascendente

No positivo, comportamento empreendedor e enérgico, resistência física; no negativo, comportamento impaciente, risco de inflamações, de acessos de febre, de pequenos ferimentos.

Júpiter-Ascendente

No positivo, generosidade, comportamento afável, saúde excelente; no negativo, comportamento invasivo, pretensioso, mal-estar devido a excessos, por vezes risco de obesidade.

Saturno-Ascendente

No positivo, comportamento racional e honesto; no negativo, sensação de bloqueio, dificuldade em agradar, temperamento fatigável, suscetível aos resfriados ou aos reumatismos.

Urano-Ascendente

No positivo, comportamento desembaraçado e original; no negativo, desejo de surpreender e chocar. Possíveis operações cirúrgicas.

Netuno-Ascendente

No positivo, comportamento intuitivo e compreensivo; no negativo, comportamento confuso ou de inadaptação. Sujeito ao alcoolismo.

Plutão-Ascendente

No positivo, comportamento resolutamente independente, beirando a marginalidade, capacidade de recuperação física e moral; no negativo, a pessoa não tem nenhuma consciência do efeito que produz sobre os outros, arrisca-se a prejudicar a si mesma.


ASPECTOS DO MEIO DO CÉU

Os aspectos do MC estão relacionados com a vida pública, o êxito, o objetivo a se atingir.

Sol-MC

No positivo, capacidade de vencer e impor-se socialmente, seja por si mesmo, seja graças a ajudas exteriores; no negativo, dificuldade para fazer reconhecer seu valor.

Lua-MC

No positivo, papel importante das mulheres ou do público na obtenção do êxito; no negativo, instabilidade na vida profissional, vocações incertas e flutuantes.

Mercúrio-MC

No positivo, capacidade intelectual auxiliando na obtenção do sucesso, dom para o comércio ou as trocas no trabalho; no negativo, a dispersão prejudica o êxito.

Vênus-MC

No positivo, a pessoa pode ser amada no seu ambiente de trabalho (o professor é querido por seus alunos, por exemplo); no negativo, ciúmes ou insatisfação no meio profissional.

Marte-MC

No positivo, a combatividade e a energia facilitam o êxito; no negativo, elas são um entrave, e a impaciência e a agressividade não levam a nada. Podem surgir conflitos e rivalidades no trabalho.

Júpiter-MC

No positivo, a pessoa tem confiança em suas possibilidades de êxito, o que a ajuda a "subir"; no negativo, as capacidades não estão à altura das ambições.

Saturno-MC

No positivo, a pessoa mostra perseverança e honestidade para atingir seu objetivo; no negativo, duvida de si mesma e encontra obstáculos.

Urano-MC

No positivo, a pessoa age com desembaraço para chegar a seu objetivo; no negativo, seus acessos de rebelião a expõem a adversidades.

Netuno-MC

No positivo, a intuição ajuda a pessoa a encontrar um caminho; no negativo, ela está arriscada a "passar à margem" de uma orientação por falta de lucidez sobre suas verdadeiras capacidades.

Plutão-MC

No positivo, a pessoa busca uma saída, pois quer libertar-se dos modelos; no negativo, comporta-se inconscientemente de modo destrutivo, o que prejudica a evolução de sua situação.