sábado, 11 de junho de 2016

Netuno Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

NETUNO RETRÓGRADO EM LEÃO

Aqui o indivíduo frequentemente experimenta ilusões de grandeza. Ele vive na aparência do encanto, da cintilação e todo o esplendor da ilusão suntuosa. Gastando muito tempo na Fase I do Processo Retrógrado, é importante para ele impressionar os outros. O que não consegue perceber é que isto nunca lhe dá realmente a satisfação que está procurando, pois ele é igualmente tão impressionado por outros que estão lhe fazendo a mesma coisa.

Esta posição de Netuno ocorreu durante a grande época do cinema de Hollywood, quando estava na moda se identificar com artistas de cinema numa tentativa de encontrar mais poder criativo na própria autoimagem. As casas eram mobiliadas com lustres de cristal, cadeiras de veludo, e muitos dos símbolos de diferentes filmes.

Numa base individual, esta posição de Netuno leva uma pessoa a se identificar com o poder. De qualquer maneira, ele precisa viver a aparência da realização.

Para seu próprio autocrescimento, ele precisa elevar sua consciência até o ponto onde veja sua necessidade em função de suas verdadeiras metas espirituais, ao invés de em símbolos de beleza que ele é capaz de acumular no plano físico. Carmicamente ele deve retirar o enorme poder de seus sistemas positivos de crenças, com os quais veio para esta vida; entrar em contato com eles e, então, ajudar a criar o mundo melhor com que sua Alma sonhou.

NETUNO RETRÓGRADO EM VIRGEM

Nesta posição, Netuno está em sua queda astrológica. Incapaz de experimentar a liberdade total de que gosta, os processos imaginativos se focalizam num mundo muito pequeno para permitir uma expressão completa. O indivíduo vê o todo, ao ver todas as suas partes em separado. Embora isto torne mais fácil cristalizar suas impressões, o obriga a dar passos minuciosos que um Netuno cosmicamente mais posicionado não precisaria. Entretanto, ele é capaz de combinar a imaginação infinita com a praticabilidade do mundo real, e, como tal, pode ver os relacionamentos entre o que está dentro do domínio dos cinco sentidos e o que está além dele. Muita clarividência é encontrada em Netuno na geração de Virgem.

Num nível puramente pessoal, a natureza Retrógrada do planeta tende a jogar o indivíduo para trás e para a frente, entre as Fases I e III. Primeiro, ele apreende o futuro e então, enquanto o vive, percebe que gastará muito tempo mais tarde refletindo sobre o seu passado. Por esta razão a experiência da Fase II é crucial nesta posição, pois o pessoal está em contato com o seu futuro e o seu passado enquanto ele está vivendo no mundo da experiência exterior. Na verdade são suas experiências exteriores que fazem seu passado e futuro estarem juntos em sua realidade interior. Desde que ele não confunda sua visão microcósmica do universo com o que ele compreende macrocosmicamente, ele pode literalmente andar nos dois mundos ao mesmo tempo.

Carmicamente ele vê e sabe que existe mais para seu mundo do que é imediatamente visível. Ao mesmo tempo, ele compreende que precisa fazer sua barganha prática com a realidade de sua presença na vida do dia a dia. Ele se dará bem quando puder sincronizar sua intuição com o que é prático e realista, separando, durante o processo, tudo que não é importante.

NETUNO RETRÓGRADO EM LIBRA

Aqui, a Fase III do Processo Retrógrado é experimentada enquanto o indivíduo impessoalmente absorve impressões de seu meio ambiente. Ele geralmente pensa que todos os sentimentos que experimenta são seus e que eles finalmente exigem algum tipo de ação ou solução da sua parte.

A verdade, entretanto, é que esta posição dá ao indivíduo uma oportunidade para experimentar muito do universo, embora não sendo verdadeiramente obrigado a personalizá-lo. Ele é altamente sensível, especialmente à música e às artes, e tem muita dificuldade para lidar com as asperezas da vida, às quais ele está excessivamente aberto. A fim de equilibrar a si mesmo, ele comete o erro de achar que precisa equilibrar tudo o que está à sua volta. Isto faz com que tenda a ser interessado nos assuntos das outras pessoas, mais do que realmente seria bom para ele. Ele deveria compreender que cada novo grão de areia que ele acrescenta às escalas de Libra, como uma solução equilibrada para o que já está lá, cria ainda outro desequilíbrio que exige uma nova solução. Muitos com esta configuração tornam-se tão frustrados ao tentar centralizar o mundo em volta deles, que eventualmente recorrem às drogas ou outras formas de escapismo para não reconhecerem que suas próprias dificuldades pessoais vêm de problemas que não necessitam de soluções.

Quando esta configuração é usada corretamente, dá ao indivíduo uma tremenda quantidade de insight no espelho de si mesmo, ou da parte de sua identidade que ele vê através dos olhos dos outros. Carmicamente ele pode aprender a se integrar melhor com a sociedade através deste modelo de visão. Ao mesmo tempo, mais adiante, ele será retirado da essência básica de si mesmo, porque procura se experimentar através dos outros. Ele pode alcançar a felicidade quando perceber que não se procura por ela, mas que esta é encontrada dentro de um estado mais ou menos permanente de satisfação com a experiência individual de vida e na pequena parte que se representa na totalidade do plano cósmico.

NETUNO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Esta é uma posição muito especial para Netuno Retrógrado. Ela acrescenta sutileza e alcance à profundidade do indivíduo. As qualidades visionárias são aumentadas junto com uma compreensão intuitiva do inconsciente. Capaz de atuar nas Três Fases Retrógradas, esta pessoa pode suavemente transformar a si mesma, bem como ao mundo à sua volta. Ela pode ser impessoalmente profunda a respeito de suas necessidades e das direções nas quais sente que o mundo está se movendo, mas ao mesmo tempo o desprendimento e a influência dispersiva Netunianas impedem que ela seja pressionada por suas impressões sensoriais.

A geração com esta posição realizará uma completa transformação na música, nas artes e na medicina, trazendo à superfície muitas qualidades não notadas que somente sua percepção aguçada é capaz de encontrar.

A menos que se experimente isto pessoalmente, torna-se difícil imaginar a tremenda profundidade que é possível quando a natureza introspectiva do Retrógrado coloca o sutil inconsciente de Netuno numa comunicação total com o poder Plutoniano de Escorpião para mudanças.

Os indivíduos com esta posição estarão com sua maior força na meia-idade, pois estão cumprindo seu Carma de suavemente ajudar o mundo a concluir a Era Pisciana. Isto será feito substituindo tudo o que estava morrendo pela nova consciência espiritual que apenas eles são capazes de compreender em sua verdadeira profundidade.

A pessoa com Netuno Retrógrado em Escorpião é aquela que, numa base individual, dissolve o passado. Ele é um precursor do Futuro — dando forma ao amorfo pela necessidade de um desenvolvimento significativo.

NETUNO RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Aqui o indivíduo experimenta uma elevada consciência do mundo e de seu lugar nele. Ele aprende a viver sem se prender às raízes.

Pelo contrário, vive uma existência mais natural, fluindo com o curso de seu destino.
Ele é um espírito livre que tem poucas ligações que lhe sejam significativas no plano físico. Com um insight quase profético do futuro, ele pode captar a essência das coisas num instante, mas tem dificuldade para estabilizar-se em assuntos práticos do dia a dia. Ele terá um grande papel na propagação da mensagem espiritual da Era de Aquário. Sua vida é construída na expansão dos horizontes sem forma que sente dentro de si mesmo. Ao mesmo tempo, ele é um constante doador de informação e conhecimento para os outros. Através da Fase I do Processo Retrógrado ele pode captar possibilidades distantes como probabilidades muito reais no aqui e no agora. Ele é um sonhador, mas seus sonhos são mais uma visão da humanidade do que a satisfação de desejos pessoais.

Mais do que em outras posições, isto dá um poderoso sentido do todo cósmico acontecendo dentro de nós mesmos. Explodindo de vida, esta pessoa é a autêntica expressão da Alma, finalmente livre.

Carmicamente ele não deve ser limitado por nada que não seja o que percebe como sendo as mais profundas verdades dentro de si mesmo. Ele evitará movimentos de massa, organizações, clubes, a instituição do casamento e qualquer outra estrutura feita pelo homem e que o impeça de experimentar tudo o que sente interiormente.