sábado, 11 de junho de 2016

Vênus Retrógrado, por Martin Schulman.

VÊNUS RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

Vênus, o regente do amor, da beleza e da harmonia, é simbolizado pelo Círculo do Espírito sobre a Cruz da Matéria. Aqui, o espírito no homem verte em expressão na forma, criando, assim vida. Quando a forma é criada a partir do espírito, torna-se algo lindo, uma vez que tudo que o homem cria emana de sua natureza etérica. Através de Vênus, a beleza, a harmonia e o amor no espírito do homem podem encontrar seu caminho para dentro da matéria.

Quando Vênus é Retrógrado, esta progressão, como com Mercúrio, torna-se invertida, e o homem depende da forma para ativar seu espírito. Assim, se o lado material de sua vida é contraditório às suas experiências com a forma em encarnações passadas, ele tende a permitir que o espírito negue tudo que existe na realidade. Com todos os Retrógrados, a forma ou a parte material de sua vida é dominante, pois o indivíduo continua tentando entender tudo a respeito do Carma que, em encarnações passadas, cristalizou em matéria.

O indivíduo com Vênus Retrógrado ao invés de agir na vida, reage a ela. É importante entender que a meia-lua da Alma está ausente do símbolo de Vênus e por esta razão Vênus é atribuído à parte muito pessoal da natureza harmonizante do homem, enquanto Netuno, que tem a meia-lua da Alma, permite que o homem experimente toda beleza de sua origem cósmica. Onde quer que a Alma esteja presente como uma força consciente, a parte pessoal do homem sempre é subserviente. Assim, vemos tanta doação manifestar-se através de Netuno; mas, sempre que a Alma está ausente como força consciente, a parte pessoal da natureza do homem sempre tem precedência. É por isso que vemos tanta exigência por satisfação pessoal através de Vênus. A natureza Retrógrada intensifica isto, a ponto do indivíduo desenvolver padrões muito fortes de reações a tudo que lhe acontece na vida, julgando cada acontecimento, circunstância e relacionamento em função do quanto está sendo amado, ou do quanto as experiências amorosas lhe estão sendo negadas.

Assim, o efeito geral de Vênus Retrógrado é mais sentido naquele lado muito pessoal da vida que não é alimentado através da Alma, mas que é uma tentativa de fazer a forma, mãe do espírito. Como resultado, o lado material ou físico da vida assume o controle.

VÊNUS RETRÓGRADO PERSONALIDADE

A personalidade do indivíduo com Vênus Retrógrado é notadamente diferente da de uma pessoa com Vênus em movimento direto. Há uma tendência a internalizar mágoas, solucionando dentro de si mesmo o que o indivíduo com Vênus em movimento direto tentaria solucionar externamente. Com freqüência, Vênus Retrógrado não somente cria estas mágoas, como também tende a exagerar seus efeitos. Ele dá demasiada ênfase às imperfeições do amor (ou amores) em sua vida. Para esta pessoa, o caminho do amor não flui suavemente.

Excessivamente autoconsciente, ele geralmente imagina se os outros estão prestando tanta atenção em si mesmo quanto ele próprio. Não sendo sempre positivo a respeito do que gosta ou não gosta, tende a sentir uma lacuna entre viver sua vida e experimentar a consciência dela. Ele pode estar profundamente apaixonado e não saber disso senão anos depois do relacionamento ter terminado. Ele passa por muitos padrões de comportamentos semelhantes, todos destinados a negar-lhe na realidade o que ele pensa que verdadeiramente precisa.

Sempre há dificuldades com o sexo oposto, pois ele tende a pré-programar inconscientemente seus futuros relacionamentos a fim de que eles se encaixem nos padrões de seu passado.

Uma grande insegurança acompanha esta posição, uma vez que o indivíduo está constantemente tentando alinhar-se em caminhos que, ele sente, irão emaranhar-se com outros; mas, quando o faz, ele continua semiconscientemente a empurrar os outros para longe de si a fim de que, na verdade, ninguém o conheça com profundidade suficiente para ameaçar qualquer pequena quantidade de segurança na qual baseou sua identidade. Esta posição tende a fazer a vida mais solitária interiormente, pois o indivíduo não se permite a felicidade, por tanto tentar alcançá-la.

VÊNUS RETRÓGRADO CARMA

Quando Vênus é Retrógrado, o indivíduo traz consigo uma grande incompreensão a respeito do amor, numa vida passada.

Geralmente existe uma mágoa tão imensa que ele agora não se permite experimentar totalmente a riqueza do amor por sentir medo de ser novamente tão magoado. Seja homem ou mulher, há muita dificuldade na vida presente nos relacionamentos com o sexo oposto.

Enquanto tenta viver no presente, ele recria incessantemente uma memória passada de amor de uma encarnação anterior, que ainda continua a frustrá-lo. Ele reage ao presente como se, na realidade, estivesse vivendo em seu passado. Neste sentido, ele é fixado em um momento no tempo, e, não importa o que faça, dificilmente parece haver o progresso para adiante, que ele diz querer.

Nos mapas dos homens, isto algumas vezes indica um Carma relacionado à homossexualidade. Mas mesmo a homossexualidade tem suas etapas, variando do homem" sincero que tenta diplomaticamente fazer com que a homossexualidade seja aceita pelo mundo, ao homem que nem mesmo quer ouvir a palavra em sua presença, que é casado, mas procura qualquer possível oportunidade para evitar as mulheres, enquanto demonstra sua masculinidade; este é o tipo de indivíduo cuja vida gira em torno de seus amigos do sexo masculino, usando o pretexto de associações, clubes, hobbies e assim por diante como uma desculpa para seu afastamento das mulheres. Ele pode atuar respeitavelmente na sociedade, mas ainda é um homossexual latente. Encontramos reações semelhantes, porém com menos freqüência, nas mulheres com Vênus Retrógrado.

O padrão Cármico que mais se observa é que o indivíduo, homem ou mulher, tem forte tendência a desconfiar da maioria das propostas de amor, sentindo que os indivíduos que as fazem geralmente têm motivos ocultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário