sábado, 11 de junho de 2016

Marte Retrógrado, por Martin Schulman.

MARTE RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

Marte, o planeta da vitalidade, da energia, da sexualidade e do desejo por expressão  é  simbolizado  pela  Cruz da Matéria angularmente colocada sobre o Círculo do Espírito. Na moderna simbologia, a Cruz aparece como uma flecha, indicando assim a natureza marciana de impulso para a frente. Mas é interessante observar que a cruz ou a flecha são sempre inclinadas, mostrando um desequilíbrio, bem como uma forma inacabada neste símbolo. Assim, ele investe para o exterior, para longe de si mesmo, enquanto a cruz ou a flecha movem-se com rapidez para longe do Círculo do Espírito, a fim de encontrar a perfeição em coisas eternas ou em outras pessoas.

Este é o único planeta pessoal no qual a Cruz da Matéria está situada acima do Círculo do Espírito. Assim, a necessidade por satisfação carnal, material e física, tem precedência aqui sobre o Espírito e pode de fato satisfazê-lo.

Quando Marte é Retrógrado, o significado do símbolo torna-se invertido e o indivíduo recusa-se a aceitar a satisfação do seu Espírito, por suas realizações e conquistas na parte material ou física de sua vida.

De encarnações passadas ele aprendeu a sublimar, deturpar, negar, desvirtuar ou anular a satisfação de suas necessidades físicas, a menos que sejam encontradas primeiro as satisfações de seu Espírito.

É interessante notar que devido à Cruz da Matéria ser angular, mesmo quando este símbolo é invertido, ele ainda apresenta um desequilíbrio. Na realidade, provavelmente mais como a flecha-cruz do desejo por satisfação na matéria está não apenas apontando para trás, para o passado, como também agora proporciona menos estabilidade para o Círculo do Espírito se apoiar. É quase como se o Círculo do Espírito estivesse tentando encontrar o presente enquanto arrasta os desejos físicos do passado como um peso abaixo e atrás dele.

MARTE RETRÓGRADO PERSONALIDADE

Este indivíduo experimenta uma falta de contato com a realidade pura de seu sistema de necessidades. Assim, ele tem dificuldades para coordenar pensamentos e ações. O passado de sua vida, que ele realmente vive, é no mínimo ligeiramente retirado de sua consciência. Ele também experimenta dificuldades sexuais devido ao magnetismo invertido do Planeta Retrógrado e isto acontece principalmente por causa da sua falta de habilidade em ajustar o fluxo de energia que esta colocação o faz sentir.

Muito do que ele experimentará depende menos do pensamento ou de emoções do que de sua habilidade para lidar com seus próprios níveis de energia em coordenação com as energias que recebe dos outros. Ele pode reagir violentamente a uma pessoa e desenvolver um sentimento muito poderoso, num sentido positivo ou negativo, baseado unicamente no nível de energia que está recebendo, ao invés de pelas razões humanas que ele associa às suas reações.

Por causa disto, os relacionamentos do indivíduo estão quase sempre desvirtuados e, a nível sexual, parecem simbolizar mais um esforço para sobreviver do que uma união verdadeira com outra pessoa.

Ele pode tirar conclusões precipitadas enquanto, ao mesmo tempo, retarda as ações necessárias que corrigiriam tudo que o aborrece. Se Marte Retrógrado estiver num signo de ar, ele é extraordinariamente ativo mentalmente e, para ele, é difícil aprender a relaxar.

Esta posição de Marte é mais difícil para a mulher do que para o homem, porque o sistema de impulso pode ser desproporcional ao resto do horóscopo e tende a diminuir sua feminilidade. Existem muito poucas mulheres com esta posição que, a nível inconsciente, sintam algum amor pelos homens. Entretanto, a nível consciente, o contrário às vezes se manifesta, numa atitude de colocar os homens em pedestais, criando uma espécie de adoração a um ídolo, que leva o indivíduo para mais perto de sua realidade inconsciente, criando internamente a necessidade de afastar o pedestal.

Na maioria das posições, Marte Retrógrado provoca sentimentos de culpa e vergonha que isolam o indivíduo, excluindo-o da troca livre e harmoniosa dos relacionamentos pessoais que as pessoas com Marte em movimento direto experimentam.

MARTE RETRÓGRADO CARMA

Quando Marte é Retrógrado no horóscopo, todas as ações do indivíduo na vida atual são recriações do passado.

O indivíduo tenta encontrar em sua vida pessoas que simbolizem todos aqueles que o satisfizeram em encarnações passadas. Em sua mente, ele os coloca nos papéis daqueles que não existem mais e tenta, com eles, representar tudo o que não pôde expressar anteriormente. Ele tende a reagir violentamente, numa tentativa de colocá-los convincentemente nos papéis imaginários que lhes concebeu. Assim, ele se projeta de maneira exagerada e, sentindo rejeição mas não entendendo por que, recua para dentro de si mesmo, nunca experimentando completamente seus relacionamentos de vida atual no momento presente.

Ele tende a se concentrar num tempo de seu passado que representou uma força com a qual teve que lidar. Agora, ele inconscientemente vibra exatamente com a mesma força, seja de raiva, de vingança, de hostilidade ou de ação dirigida para todas as pessoas no presente.

Em alguns casos, ele pode estar trazendo um ressentimento de uma vida anterior que o faz desconfiar das ações das outras pessoas. Em pelo menos uma vida passada, ele sofreu por atos suspeitos ou enganosos de outras pessoas, e o resíduo disto na vida atual pesa muito no seu comportamento presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário