quarta-feira, 8 de junho de 2016

Revoluções Solares: A sobreposição da Casa IX anual nas casas natais, por Alexandre Volguini

A IX Casa anual na I natal acentua as tendências filosóficas ou religiosas ou ainda induz o sujeito a viagens. Trata-se de uma posição favorável para toda criação pessoal.

A IX na II denota principalmente os desejos e as ambições referentes a dinheiro. Algumas vezes, essa sobreposição age como a da II Casa anual na IX natal.

A IX na III parece estar relacionada com viagens de estudos ou com viagens que visam às pesquisas de todos os tipos. Como as Casas opostas são complementares, essa configuração parece ter, frequentemente, a mesma significação da sobreposição da III Casa anual à IX natal.

A IX na IV tende a orientar o espírito para as concepções tradicionais ou aumenta o interesse pelas coisas do passado e provoca, muitas vezes, viagens destinadas a uma visita aos parentes, a monumentos históricos ou ainda a um lugar já conhecido.

A IX na V favorece os exames e os concursos, correspondendo, na maioria das vezes, a cruzeiros e viagens de recreio, assim como às viagens dos filhos. Algumas vezes, os efeitos da sobreposição são análogos aos da V Casa anual na IX Casa natal.

A IX na VI é um mau sinal para as viagens, a menos que estas últimas sejam feitas por razões de saúde ou de serviço e que a sobreposição das Casas seja corrigida pelos benéficos ou pelas configurações planetárias favoráveis. Com certa frequência, é indício de dificuldades para efetuar uma viagem.

A IX na VII parece atrair para os grupos filosóficos, sociais ou científicos, pois essa sobreposição pode ser caracterizada como a da afinidade mental com outrem. Algumas vezes, indica uma viagem do cônjuge que determinará uma separação.

A IX na VIII geralmente oprime o espírito com a ideia da morte, com preocupações financeiras ou ainda com recordações. Se o nativo projeta uma viagem para o ano marcado por essa configuração e se os regentes das IX e XI Casas estão afligidos ou retrógrados, a viagem não ocorrerá.

A IX na IX age como todas as sobreposições análogas.

A IX na X facilita as mudanças de situação, o progresso e aumenta a ambição. Com certa freqüência, essa sobreposição leva às homenagens ou às recompensas pela atividade intelectual do sujeito - distinções tais como, por exemplo, a aceitação acadêmica e prêmios literários ou científicos (evidentemente, com o concurso das configurações favoráveis).

A IX na XI leva a uma mudança nos projetos ou nas amizades, por vezes em função da partida ou da chegada de um amigo.

A IX na XII é geralmente uma posição desfavorável para o trabalho intelectual e independente - salvo se este último for dedicado ao ocultismo ou aos outros significados da XII Casa -, bem como para as grandes viagens. Com frequência, a configuração denota uma fadiga cerebral.
Os significados das sobreposições da X Casa anual foram dados no capítulo anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário