sábado, 11 de junho de 2016

Marte Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

MARTE RETRÓGRADO EM ÁRIES

Aqui Marte Retrógrado está mais confortável na Fase I, onde as qualidades impulsivas de Áries se combinam com o impulso Marciano para tentar forçosamente criar o futuro, antes que qualquer força externa o faça. Existe tanto resíduo de insegurança de uma vida passada que o indivíduo acha muito difícil atravessar a Fase III, onde ele teria de avaliar suas ações passadas e a si mesmo. Ele ainda está tentando começar o que já havia iniciado antes desta vida.

Ele é primitivo, muito subjetivo e pode realmente viver por muitos anos esquecido do mundo à sua volta. Ele vê apenas as visões que cria e é quase sempre sexualmente insatisfeito. Na maioria dos casos, ele tende a cair na armadilha mental da superexpectativa. Como resultado, durante os momentos em que está passando pela Fase II, ele sente muito tédio, ao viver de acordo com o que não é realmente novo para ele. Seu descontentamento geral consigo mesmo faz com que sinta dificuldade para se refletir através dos outros. Ele pensa que sabe o que quer, mas uma avaliação geral e objetiva de sua vida mostra que ele geralmente não está em contato consigo mesmo o tempo suficiente para entender seus verdadeiros desejos interiores. A beleza desta posição é que, enquanto ele vai pela vida, a ação Retrógrada do planeta continua impelindo-o para dentro de si mesmo a fim de que, finalmente, ele venha a entender que seus desejos nunca foram os símbolos que ele procurava no mundo exterior, mas, certamente, um desejo interior muito mais profundo de estabelecer dentro de si a essência da autoestima.

Esta é uma posição muito difícil para o casamento, uma vez que o indivíduo é excessivamente autoconsciente. Ele precisa desenvolver maior sensibilidade aos outros. Muito frequentemente, ele vê os outros mais como rivais na arena do seu próprio crescimento do que como indivíduos distintos com necessidades e sentimentos que bem podem ser tão intensos quanto os seus.

Ele pode realizar muito, uma vez que meça forças consigo mesmo ao invés de fazê-lo com outras pessoas ou forças externas que estão além do seu controle.

MARTE RETRÓGRADO EM TOURO

Em Touro, Marte está mais confortável durante a Fase III, onde o indivíduo reabsorve seu passado que, assim, lhe dá a segurança que está procurando. Basicamente, ele tem medo de tomar novas atitudes. Como resultado, ele cria sua vida em função de seu passado, sentindo-se mais seguro de que tudo dará certo. A pré-programação das necessidades físicas é forte. Ele guarda ressentimentos e muitas vezes, por engano, dirige sua raiva contra si mesmo, como punição. A pessoa quer se sentir perto dos outros, mas, ao invés disso, se mantém afastada, criando uma tensão interior.

Isto é particularmente frustrante porque o desejo Taurino por calor humano e proximidade é inibido pela tendência de Marte Retrógrado a demorar-se na Terceira Fase, que simboliza introspecção.

De muitas maneiras, esta é a eterna criança, que não quer crescer e mudar os padrões de sua juventude. Ele é uma pessoa de hábitos, e pode conservar muitos maus hábitos apenas porque a quantidade de experiência é capaz de preencher a necessidade Taurina por abundância. Ele gosta de ficar sozinho mas quer saber que não foi deixado sozinho. Assim, ele se afasta dos avanços feitos em sua direção, enquanto ao mesmo tempo sabe que se sentiria angustiado se estes não existissem.

O Carma desta posição se relaciona ao aprendizado do indivíduo em aceitar suas próprias necessidades físicas e sociais. Ele pode realmente esgotar-se pela interiorização de seus conflitos nestas áreas.

MARTE RETRÓGRADO EM GÊMEOS

Marte Retrógrado associa-se à flexibilidade de Gêmeos de tal modo que pode atuar durante as três Fases Retrógradas. Durante a Fase I a curiosidade mental empurra a pessoa para experiências futuras. Ele se torna profundamente interessado em tudo que ainda, não experimentou.

Na Fase II ele é menos exuberante e se sente um pouco desapontado ao ver, na realidade, tudo que na Primeira Fase previu em sua imaginação. Contudo, ele experimenta as escolhas que Gêmeos gosta de expressar exteriormente e das quais ele já está seguro, enquanto testa as que ainda não experimentou. Ê durante esta fase que ele se torna excessivamente preocupado com suas ações.

Isto o conduz à Fase III, onde ele se repete constantemente. De todas as posições de Marte Retrógrado esta é uma das mais fáceis para o indivíduo lidar. Sua lição de vida é aprender a quantidade adequada de força a ser usada no relacionamento com os outros.

Algumas vezes ele provoca reações fortes em si mesmo durante a Fase III, pois a inquietação de Gêmeos o deixa ansioso durante este período tipicamente introspectivo.

Sexualmente ele sente uma frieza que algumas vezes o leva a julgar os outros, particularmente no que se refere a seus motivos. Seu Carma é aprender quem ele é, através do modo como se relaciona com outras pessoas. Ele muda sua abordagem à vida de acordo com os caminhos em que os ventos do acaso estejam soprando em determinado momento, pois ele está mais interessado em como está se arranjando do que em ter sua vida posicionada por qualquer princípio pessoal. Assim, ele não é tão honrado quanto é adaptável a seja o que for que a vida coloque em seu caminho. Evitando envolvimentos profundos, ele tende mais à superficialidade do que a experimentar a vida num nível profundo.

Ele precisa aprender que os intensos desejos que vê nos outros, na realidade, são seus.

MARTE RETRÓGRADO EM CÂNCER

Esta é uma posição muito frustrante para Marte Retrógrado porque a qualidade cardinal continua impulsionando a pessoa para a Fase I, onde há um fone desejo por novas experiências e, ainda assim, a sensibilidade emocional juntamente com a necessidade infantil de proteção continuam prendendo o indivíduo de volta à Fase III, onde suas qualidades de introversão tendem a fazê-lo representar sua vida, mais dentro do seu Ser emocional do que através do mundo à sua volta.

Em alguns casos, particularmente nas mulheres, pode haver um forte Complexo de Eletra, no qual sentimentos sexuais infantis dirigidos ao pai, e reprimidos, continuam a guiar a maioria dos desejos de sua vida. O indivíduo sente-se atraído por pessoas do sexo oposto com idades muito diferentes da sua.

Há uma tendência a tentar fazer os outros parte de sua própria família e a desejar se aproximar do mundo exterior.

Uma vez que Câncer tem muito a ver com os anos de formação, as qualidades introvertidas naturalmente receptoras da Terceira Fase tornam-se acentuadas e aumentadas, pois todo desejo futuro é tentar recriar o seguro início da vida. O indivíduo reage muito fortemente às pessoas mais velhas, no sentido de ser ou não capaz de satisfazer as expectativas delas.

Ele pode guardar desejos dentro de si, por muitos anos, e mesmo quando estes desejos não o satisfazem, sente dificuldade para redirecionar suas energias. Ele precisa aprender a ficar mais em contato com seus impulsos que estão emergindo de seu inconsciente e assim não se sentir impelido a refazer o mundo da maneira que a sua vida familiar deveria ter sido.

Em outras encarnações suas experiências traumatizantes foram durante sua juventude e é apenas quando ele simbolicamente as representa outra vez, através de papéis que encena com os outros, é que pode realmente trazer para a vida atual o desejo que faz parte dele.

MARTE RETRÓGRADO EM LEÃO

Aqui o indivíduo pode se tornar uma ilha em si mesmo. O orgulho de Leão combina com a força de Marte para criar um sentimento interno de domínio sobre as outras pessoas. O indivíduo raramente reconhece seu efeito sobre os outros e pode avançar impetuosamente, fazendo os outros se afastarem dele, assustados, enquanto são confrontados com as fraquezas dentro de si mesmos. A semente com a qual isto ocorre durante a Fase I, aumenta a intensidade da reação. A concepção do indivíduo a respeito de si mesmo é altamente subjetiva, baseada mais sobre seu impulso presente do que sobre a maneira como os outros refletem de volta para ele.

Se houver um indivíduo com um forte desejo de ser justo e que contudo vive egoisticamente ao mesmo tempo, será ele.

Algumas vezes existe dificuldade para educar uma criança do sexo masculino e o indivíduo pode realmente impedir o progresso da criança por esperar muito dela.

Esta pessoa não ouve conselhos. Ele é defensivo porque teme perder a ilusão da posição que construiu para si mesmo e, assim, de vez em quando, provoca atritos com os outros.

Suas metas são tão elevadas que quando são energizadas através de Marte Retrógrado, ele quer atingir a satisfação total em tudo o que vê. Ele precisa aprender quão irrealistas são estas expectativas em sua vida cotidiana.

Ele traz consigo para esta vida um forte desejo de estar no comando, assim ele continua construindo situações competitivas onde na realidade elas não deveriam nem existir. De todas as posições Marcianas, esta é uma que não pode aguentar perder. Aparentemente alguns esforços de vida passada não foram recompensados e satisfeitos. Agora o indivíduo tenta recapturar seu passado convencendo a si mesmo de que possui um certo grau de poder sobre sua vida e sobre todos aqueles que ele permite se aproximarem dela.

MARTE RETRÓGRADO EM VIRGEM

Esta é uma das posições mais difíceis de Marte Retrógrado no que se refere a relacionamentos pessoais. Se Marte não fosse Retrógrado, o indivíduo avaliaria todo desejo em função de idéias perfeitas. O retrógrado muda estes sentimentos a ponto de o indivíduo ser forçado a viver seus ideais ao invés de esperar que venham dos outros. Assim, ele julga a si mesmo embora tente conservar suas ilusões de perfeição. Ele tem medos interiores dos outros e se relaciona mais facilmente com objetos do que com pessoas. É altamente sensível e reage fortemente à pressão daqueles que estão ao seu redor. Muitas pessoas com esta posição defendem-se tanto contra a repetição de uma mágoa passada que propositadamente se fecham para não desenvolver qualquer intimidade real com os outros. Frequentemente eles se sentem menosprezados por aqueles que tentaram agradar no passado.

É difícil para esta pessoa relaxar, porque a energia mental é estimulada pelo impulso sexual. Algumas vezes isto provoca um interesse muito ativo na sexualidade, com muito pouca expressão física.

O indivíduo tem grande necessidade de buscar a perfeição dentro de si mesmo. Em vidas anteriores ele aprendeu a distinguir entre seus diferentes desejos e agora separa tudo categoricamente em pequenos compartimentos arrumados em sua mente. Percebendo imperfeições nas atitudes alheias, ele pode sentir extrema desconfiança de toda nova pessoa que encontra. Enquanto as relações se desenvolvem, ele tenta encontrar o defeito no caráter da outra pessoa, que finalmente o convencerá de que seus caminhos pré-programados de lidar com esta pessoa eram justificados e corretos.

Se a pessoa com Marte Retrógrado em Virgem ouvisse o que está dizendo ou pensando a respeito dos outros, ela aprenderia que a perfeição que está procurando começa dentro de si mesma.

MARTE RETRÓGRADO EM LIBRA

Esta talvez seja a posição mais difícil para Marte Retrógrado. Aqui o indivíduo não apenas sente dificuldade para identificar seus próprios desejos, como também assume os desejos dos outros, pensando que são seus. Consequentemente, ele passa por um estado de limbo enquanto se sente sendo atirado de um lado para outro através dos desejos, necessidades e vontades de todos em sua vida. Ele traz consigo para esta encarnação o contínuo Carma de não compreender verdadeiramente o que quer. No passado, ele viveu para os desejos dos outros. Agora, ele sente dificuldade para encontrar o centro do seu ser. Como resultado, a procura por autoidentificação torna-se tão forte que muitos com esta posição são poderosamente atraídos por pessoas do mesmo sexo através das quais eles finalmente esperam encontrar a si mesmos.

A Fase Retrógrada na qual o indivíduo ficará mais tempo continua mudando de acordo com a pessoa com quem estiver. Possuindo pouco senso de autoestima ele tenta se inter-relacionar com as qualidades de Áries de toda pessoa que encontra.

A frustração que o indivíduo experimenta torna-se intensificada enquanto ele tenta equilibrar harmoniosamente os diferentes impulsos e desejos vindos de todas as pessoas que conhece. Finalmente ele cria em si mesmo uma espécie de paralisia emocional juntamente com um grau de credulidade em relação ao seu meio ambiente externo.

Carmicamente ele está sendo forçado a saber quem é, entre todos os que ele sente que poderia ser.

MARTE RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Uma vez que Escorpião é o signo da transformação e Marte o planeta que energiza toda emoção, este indivíduo tem uma vida interior muito ativa. Através de todas as três fases, o planeta trabalha a favor do indivíduo, mas o voltar-se para dentro do Retrógrado, juntamente com o constante impulso de Marte, nunca dá ao indivíduo uma chance para descansar. Ele sente constantemente que não está alcançando tudo que poderia.

Em alguns casos, quando Marte é utilizado fisicamente, isto pode levar a uma gula muito grande. Mesmo que o indivíduo dirija sua vida para o caminho espiritual, ele se vê confrontado com tentações. Ele sempre sente que existem forças exteriores impedindo que alcance suas metas. Assim, ele desenvolve uma forte energia dentro de si mesmo a fim de dominar estes inimigos imaginários ao seu desenvolvimento.

Em alguns casos ele não conhece seu próprio sistema de necessidades. Ele pode ser muito impaciente na Fase I, totalmente entediado na Fase II e insatisfeito durante a Fase III, enquanto tenta atingir o auge do impulso veemente que nunca termina.

Frequentemente está trazendo um ressentimento de outra vida, e mesmo nesta encarnação, ao invés de perdoar os que o magoaram, ele enterra sua raiva em níveis inconscientes, onde continuará a trazê-la como parte de sua constituição básica. Como resultado, ele pode se tornar seu pior inimigo.

Carmicamente ele precisa aprender que ao invés de destruir a si mesmo, ele deveria estar destruindo as partes do seu antigo Ser que o tem mantido afastado dos outros.

MARTE RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Aqui a impulsividade está no seu auge, pois o indivíduo quer experimentar o mundo todo — ontem. Sua inquietação é muito profunda, pois ele nunca sabe as prioridades de suas necessidades. Esta dispersão acontece não somente nas coisas que faz, mas também, internamente, em sua própria autoidentificação. Ele tenta experimentar o mundo todo em todas as suas diferentes cores e aromas dentro de si mesmo.

Algumas vezes, a hostilidade continua na encarnação presente e impede que o indivíduo veja os outros numa perspectiva verdadeira. Grande parte de sua vida, bem como a maneira de ver os outros, não se baseia na realidade.

Ele tem dificuldade para apontar seus desejos por um período de tempo suficiente para saber se eles são significativos. Durante a Fase I ele pode parecer excessivamente extrovertido e, ainda assim, nada do que procura alcançar representa a plenitude de tudo que está buscando. Ele tenta justificar seus motivos e gosta de acreditar que está certo.

Esta é uma posição particularmente ruim para o casamento, uma vez que esta pessoa é muito individualista, bem como um pouco sonhadora, e dificilmente permanece em algum lugar o tempo suficiente para que outro indivíduo sinta que o está satisfazendo.

Carmicamente ele está procurando encontrar seu lugar no mundo. Ele precisa saber a razão de sua existência e encontra partes desta razão através de cada novo lugar que visita e cada nova pessoa que encontra.

Ele precisa aprender a equilibrar as necessidades filosóficas de Sagitário com a sede física por experiências, de Marte. Finalmente, a natureza do Retrógrado faz com que ele se volte para dentro, onde aprende a transformar suas experiências no que virá a ser a razão de sua existência.

MARTE RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Aqui o indivíduo gasta a maior parte de suas energias tentando construir seus próprios sentimentos de autovalor. Ele tende a reunir todos os pensamentos exteriores, as coisas e as pessoas que construirão uma pirâmide sobre a qual ele finalmente se sentará.

Ele experimenta conflitos entre a impulsividade da juventude e a reserva da velhice. Como resultado, ele constantemente cria experiências de vida com pessoas cujas idades são diferentes da sua, pois tenta obter a aceitação através de diferentes grupos de pessoas. Ele leva a sério todos os seus atos e, às vezes, quando está na Terceira Fase, pode até mesmo se achar responsável pelas ações dos outros.

Como Capricórnio é particularmente um signo Cármico devido à regência de Saturno, ele faz com que o indivíduo sofra os efeitos de tudo o que provoca, mais do que qualquer outra posição zodiacal, pois ele finalmente percebe que é responsável por todas as suas ações. Ele quer ser responsável por si mesmo e não correrá riscos na vida onde ele possa ficar exposto à rejeição ou ao fracasso.

Se estes indivíduos se colocarem num caminho espiritual não há limites para o que podem realizar, pois eles próprios são seus melhores guias. Cheios de propósitos na Fase I do Processo Retrógrado, completamente funcionais durante a Fase II e profundamente introspectivos durante a Fase III, estas pessoas sabem exatamente para onde estão se dirigindo na vida, bem como o que fazer para chegar lá.

MARTE RETRÓGRADO EM AQUÁRIO

Aqui o indivíduo está mais confortável na Fase I na qual ele deseja vagar onde não existem pegadas à sua frente. Ele não coloca limites à liberdade que quer experimentar e está trazendo dentro de si, nesta encarnação, a continuação de um instinto livre que foi desenvolvido em vidas anteriores. Uma vez algemado pelos limites da sociedade, ele se revolta contra as normas da vida atual, e procurará novas regras que transcendam as que já existem. Sua vida é extremamente colorida, refletindo uma atitude de "vale tudo", e o que o impede de experimentar o mundo como se fosse um playground são as instituições e tradições nas quais ele tropeça. Destas, ele rapidamente se desvia.

Sexualmente, ele é inseguro, mas em todos os níveis é aquele que busca tudo que parece não interessar ao mundo. Muito inconstante, seus impulsos variam de dia a dia e, com eles, sua concepção a respeito de quem ele é. Ele tenta internalizar o futuro, imaginando todas as ideias de ficção científica como probabilidades que pode experimentar pessoalmente. Ele gosta das pessoas mas é um solitário e não pode aceitar ser pessoalmente limitado pelas ideias de outras pessoas.

Carmicamente ele está vivendo através de muitas regiões transcendentais de realidade fora das regras tradicionais.

MARTE RETRÓGRADO EM PEIXES

Aqui o indivíduo gasta a maior parte de suas energias na Terceira Fase, na qual ele internaliza suas ações passadas a fim de ter uma imagem verdadeira de si mesmo.

Frequentemente isto provoca muita tristeza, pois ele tende a se culpar por mágoas que imagina ter causado em outras pessoas. Ele prefere se afastar das pessoas ao invés de ser responsável pela causa de seus sofrimentos. Sua autoimagem é extremamente baixa e ele não luta pelo que acredita estar certo. Embora queira ser capaz de agradar aos outros, ele frequentemente vê a futilidade de seus planos e ações.

Acreditando que as dificuldades da humanidade estão no seu auge, ele não entende que de momento a momento o mundo está apenas se transformando e não sendo um resultado final. É esta falta de entendimento que o torna um escapista, ao invés de ficar no centro de tudo que está à sua volta. Ele tende a absorver mais do que pode porque se vê como sendo integrado com mais do que é necessário.

Carmicamente ele está lutando por uma identidade cósmica dentro de si mesmo e precisa aprender a não confundir as ações das personalidades de outras pessoas com a essência de tudo que ele deseja ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário