quarta-feira, 8 de junho de 2016

Netuno nas Casas da Revolução Solar, por Alexandre Volguini.

Se Urano é inesperado e com freqüência brutal, Netuno cega de uma maneira brumosa, turva e insípida, agindo mais fortemente no interior (no plano psíquico) que no exterior; ele marca com tais características a parte do céu que ocupa na Revolução Solar.

Netuno na I Casa significa sempre algumas ilusões alimentadas pelo sujeito ou alguns projetos dificilmente realizáveis. A Casa regida por esse planeta nos temas natal e anual - ou, ainda, a Casa que ocupou no momento do nascimento - permite esclarecer a que domínio se relacionam essas ilusões ou esperanças, enquanto os maus aspectos referem-se às decepções daí resultantes. Quase sempre, é indício de uma vida interior intensa e, caso esteja afligido, de inquietações e temores mais ou menos secretos.

Netuno na II Casa cria ilusões de ganhos. As previsões financeiras do sujeito serão desmentidas. Esse é um dos sinais de instabilidade ou de insegurança pecuniária. Muito afligido, esse planeta leva a temer as perdas devidas à desonestidade (antes por trapaça, abuso de confiança ou fraude que por roubo brutal).

Netuno na III Casa aconselha a desconfiar das mulheres próximas, pois, como os maus aspectos acentuam essa ameaça, elas podem criar todos os tipos de aborrecimentos que começam por uma dificuldade ou pela traição. Do ponto de vista mental, essa posição de Netuno não favorece os estudos e os trabalhos precisos. Se consideramos a III Casa no sentido da correspondência e das viagens, essa posição leva a temer uma carta perdida ou extraviada, assim como algumas decepções relativas aos deslocamentos (a menos que Netuno esteja bem-aspectado).

Netuno na IV Casa prenuncia tanto a instabilidade familiar, as preocupações e inquietações a esse respeito, como os projetos referentes ao lar, à família ou aos imóveis cuja realização não ocorrerá segundo as previsões. Se Netuno está afligido, o sujeito deverá prever as complicações mais inverossímeis, aí incluídos o roubo de sua casa ou a traição de uma mulher.

Netuno na V Casa marca, geralmente, as inquietações e as preocupações com as crianças, a vida sentimental passando-se mais no plano psíquico que no plano físico, e as especulações decepcionantes (a menos que Netuno não receba nenhum aspecto maléfico). Existe também o perigo das desilusões sentimentais.

Netuno na VI Casa indica um regime alimentar inadequado à natureza do sujeito (de onde decorre o perigo de envenenamento) ou as doenças cuja origem é mais psíquica e nervosa do que física. Muito afligida, essa posição tende a provocar a desordem ou as complicações no trabalho e marca a desonestidade ou as imperícias prejudiciais dos subordinados.

Netuno na VII Casa torna a vida conjugai pouco harmoniosa e, se está muito afligido, é necessário temer o engano ou a traição por parte do cônjuge ou das pessoas que podem ser consideradas, de alguma maneira, como sócias. Encontramos essa posição de Netuno na Revolução Solar de H. P. Blavatsky que corresponde à criação da Sociedade Teosófica; a história da separação de certos membros fundadores é muito conhecida, mesmo fora desse grupo, para que seja preciso recordá-la. Essa separação não passava, evidentemente, de uma traição, já que foi imediatamente seguida por uma violenta campanha dirigida contra a autora de Isis sem véu.

Netuno na VIII Casa ameaça, antes de tudo, os interesses pecuniários com alguma trapaça ou negócio escuso; isso ocorre amiúde por culpa do cônjuge ou do sócio.

Netuno na IX Casa indica as viagens por água (ou para a água, como, por exemplo, uma estada em um balneário) ou o aumento de tendências místicas. Muito afligido, predispõe às complicações legais, à ansiedade, à credulidade e às angustias, que o sujeito interpreta como pressentimentos. Ele cria o perigo de afogamento.

Netuno na X Casa marca uma situação instável, que pode elevar-se pela força das circunstâncias, caso o tema seja favorável, mas que, na maioria das vezes, ameaça arruinar-se. Essa posição de Netuno, se afligida, tende a levar a algum escândalo.

Netuno na XI Casa marca geralmente os amigos com os quais não é possível contar, a menos que ele esteja muito bem aspectado. Mal aspectado, pressagia decepções provenientes das relações, algumas vezes uma decepção por causa de uma terceira pessoa, e prenuncia que as esperanças e os projetos do sujeito não se concretizarão.

Netuno na XII Casa prenuncia geralmente alguns segredos ou contenções durante o ano. Essa posição tende a enfraquecer internamente a saúde, através de preocupações, inquietações ou de depressão nervosa. Se está muito bem influenciado, ele é favorável a tudo o que diz respeito ao espiritismo ou ao psiquismo.

2 comentários:

  1. Se Netuno na casa 2 é algo ruim, ele retrógrado seria bom? No caso, seria o oposto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Netuno é sempre o oculto, não chega ser ruim mas se deve ter cuidado. Ele retrogrado mostra o lado mais sombriu e mais lento. na 2 deve se ter cuidado para nao levar rasteiras nas finanças ou se iludir com propostas.

      Excluir