sábado, 11 de junho de 2016

Netuno Retrógrado, por Martin Schulman.

NETUNO RETRÓGRADO SÍMBOLO ESOTÉRICO

O símbolo de Netuno é formado pela Meia-Lua da Alma se elevando da Cruz da Matéria. A linha horizontal da Cruz fica próxima à parte inferior da figura, sugerindo quase uma inversão do símbolo da Cruz, enquanto parece estar se desligando da ascensão da Meia-Lua da Alma. Aqui, a ausência de forma aflora do formado, pois o sincero desejo da Alma se ergue acima da importância secundária da Matéria. Como águas espirituais acima da terra, o símbolo representa o dissolvimento da matéria que não precisa mais ser cristalizada.

É interessante notar que a Cruz invertida revela a matéria se afastando para mundos inferiores. Isto é em grande parte descritivo das qualidades místicas do planeta.

Quando Netuno é Retrógrado, a Cruz aparece verticalmente através do símbolo invertido, e o indivíduo está mais consciente de sua Alma, pois a Meia-Lua da Alma está mais perto do plano terrestre. Neste particular se desenvolve uma poderosa necessidade interior de se aproximar de todas as coisas materiais no mundo, em função de seu significado mais profundo para a Alma. Então, num certo sentido, Netuno Retrógrado pode, na verdade, dar ao indivíduo, a oportunidade de expressar um estágio muito adiantado de evolução, uma vez que o força a viver neste mundo, mas não a pertencer a ele!

NETUNO RETRÓGRADO PERSONALIDADE

A personalidade do indivíduo com Netuno Retrógrado não é facilmente compreendida pelos outros. Seus motivos não possuem o bom senso que se espera estar na raiz de toda motivação. Pelo contrário, ele vibra com uma música superior, ouvida apenas por ele. Suas percepções não vêm do plano material, mas são uma ligação direta com sua Alma. Assim, ele pode ser altamente espiritual, mas se importa pouco com o lado formado da religião ortodoxa. Ele pode ter um grande amor pela música, mas não pode atribuí-lo a qualquer estrutura definida feita pelo homem. Ele percebe praticamente tudo, mas relaciona suas sensações muito menos à realidade física do que à sua percepção de um universo cósmico. Ele sabe muito mais do que jamais poderia colocar em palavras, pois aqui novamente ele percebe as qualidades limitativas da linguagem como sendo apenas um outro limite formado que pode envolver sua infinita compreensão. Ele é capaz de ver as aparências e ilusões nas quais os outros vivem, e, entretanto, tem que tentar fazer a melhor barganha entre não derrubar seus castelos de areia, enquanto guarda todas as verdades interiores que sabe.

NETUNO RETRÓGRADO CARMA

O indivíduo com Netuno Retrógrado está vivendo o Carma de aprender a separar o que é real em função de seus ideais, e aquilo que parece preencher seus sonhos. Ele sabe o que precisa, mas tem dificuldade para encontrá-lo no mundo exterior. Vivendo constantemente um sonho após outro, ele frequentemente acaba fugindo de sombras imaginárias, enquanto persegue fantasias irreais. Contudo, ele precisa encontrar seus ideais no mundo da "não-forma" que tem um forte domínio sobre ele. Algumas vezes comete o engano de projetar sonhos passados em situações presentes. Isto não lhe permite ver com clareza a realidade do presente. Ele é altamente intuitivo, e, através das diferentes Fases Retrógradas, frequentemente é capaz de saber o resultado das situações bem antes de vivê-las. Mas até que aprenda a lidar com o sutil fluxo de energia Netuniana que sente dentro de si mesmo, ele não confia facilmente em sua intuição.

Estes indivíduos precisam aprender como integrar suas sensações com os ideais e sonhos que trazem para esta vida. Ao invés de tentar distorcer percepções a fim de fazer o presente se encaixar no passado, deve haver um conhecimento das partes do presente que verdadeiramente simbolizam partes do passado que estão carmicamente incompletas.