sábado, 11 de junho de 2016

Mercúrio Retrógrado nos Signos, por Martin Schulman.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM ÁRIES

Aqui, o indivíduo está mais confortável durante a Fase I, onde sua sede por compreensão o está empurrando para a frente, através das qualidades Cardinais e Marcianas de Áries, fazendo com que experimente de novo uma parte primitiva da evolução de seu pensamento de encarnações passadas. Todos os seus pensamentos e padrões sensoriais refletem seus desejos quase infantis de provar sua capacidade mental.

Por não ter paciência, muitas vezes faz maus julgamentos através de opiniões impulsivas. Isto o coloca fora da sequência do tempo com a maioria das pessoas com quem fala. Entretanto, este indivíduo é um forte argumentador, gostando do desafio da estimulação mental. Isto lhe permite provar que tem valor, embora as razões pelas quais se julga inadequado não se originem nesta vida. Constantemente pensando se é suficientemente bom aos olhos do mundo, ele se precipita à frente para provar que pode enfrentar os desafios de seu passado. Curiosamente, os indivíduos cuja compreensão ele originalmente queria não estão mais presentes.

Mercúrio Retrógrado está mais fora de harmonia com o signo de Áries durante a Fase III, onde o indivíduo está voltando, na consciência, a experimentar novamente coisas que já havia vivido. Por esta razão, este indivíduo odeia se repetir e lamenta ter que viver num mundo que perde sua estimulação intelectual por reconsiderar, constantemente, ações que já havia concluído.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM TOURO

Aqui, o indivíduo está mais confortável na Fase III, onde as qualidades receptoras de Touro regido por Vênus, lhe permitem ficar no seguro conforto de compreender um passado que já viveu. Ele pensa devagar e cuidadosamente e, mesmo após ter completado a ação, mentalmente volta a ela para se assegurar de que estava certo. Algumas vezes se fixa num pensamento por tanto tempo que a ideia se torna uma verdadeira obsessão. Está sempre mais consciente dos sentimentos da linguagem do que de sua interpretação mental e, num esforço para transmitir estes sentimentos, atribuirá mais egocentrismo às palavras do que têm na realidade. Esta é sua qualidade mais negativa e é característica da Fase I, onde ele está menos confortável.

Ele não gosta de impressionar os outros exteriormente, pois, embora possa ter exagerado sentimentos interiores de autoimportância, na realidade é muito introvertido.

Ainda assim, este indivíduo aspira alcançar muito crescimento mental, e está disposto a trabalhar bastante para consegui-lo; evitando o que vem facilmente, prefere a estrada mais longa, certa e segura.

Suas preocupações a respeito de dinheiro e seus medos sobre o futuro são símbolos Cármicos de problemas que já viveu no passado. Agora, está revivendo todos seus pensamentos de insegurança, numa tentativa de se convencer de que está a salvo. Frequentemente fala consigo mesmo para que, escutando o som interior de sua voz, possa finalmente acreditar em sua própria certeza. Ele gosta de pensar que tudo o que viveu foi lógico, prático e parte de um padrão de crescimento que faz sentido para ele. Talvez sua maior força, vinda de encarnações passadas, seja saber como ser um construtor na forma e ele pode ser muito criativo para outros indivíduos durante a Fase I, onde exterioriza suas idéias exatamente para aqueles que precisam saber como juntá-las.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM GÊMEOS

Aqui, o indivíduo experimenta a adaptabilidade mutável de Gêmeos, uma vez que esta age em Mercúrio Retrógrado movendo-se em suas três fases. Devido à dupla natureza do signo e sua intensa procura por compreensão, juntamente com uma mutabilidade que varia de acordo com influências externas, este indivíduo é capaz de sentir conforto em cada uma das três fases Retrógradas.

Na realidade, ele está em diferentes níveis de pensamento, simultaneamente. Esta habilidade de experimentar diferentes frequências de pensamento, ao mesmo tempo, faz com que seja possível lidar com a hipocrisia melhor do que qualquer outra colocação zodiacal. Ele pode ser um comunicador extraordinariamente ágil, mesmo que algumas vezes seus pensamentos pareçam um pouco divididos e isto porque, embora tenha dificuldade em reunir as coisas, tem grande habilidade para ver imediatamente a essência de uma ideia.

Ele é bom poeta e músico, mas algumas vezes fica mentalmente confuso por tentar testar seus poderes de pensamento.

Em alguns casos há resíduo de vida passada de uma relação com um irmão ou irmã. E, quando dificuldades óbvias nesta área continuam na vida presente, ele ainda tenta resolver a encarnação passada através dos personagens atuais. Seu Carma está no relacionamento com os outros, e tudo por que passa nesta vida é parte do seu aprendizado para compreender a natureza da dualidade dentro de si mesmo. Sua maior força é ser um estudante nato, e conquanto possa demorar mais para aprender qualquer coisa, do que o indivíduo com Mercúrio em movimento direto, ele finalmente as entenderá num nível mais profundo.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM CÂNCER

Nesta posição, o indivíduo experimenta sua maior harmonia durante a Fase III, onde é capaz de absorver o conhecimento de todos os outros indivíduos que o levam a reviver, através de sua memória, os pensamentos de tudo que experimentou. Sua mente e suas emoções estão tão ligados que todo pensamento cria um sentimento e vice-versa. Ambos estão tão profundamente enraizados na experiência passada que ele continua tentando recriar sua infância e, por esta razão, a educação é importante, pois muitas experiências da infância serão trazidas como resíduo, durante toda a vida.

Esta pessoa é emocionalmente sensível e precisa, ao mesmo tempo, de liberdade de pensamento e segurança emocional. Este é um equilíbrio difícil de alcançar pois se ele se apoia nos outros para ter segurança, perde sua liberdade de pensamento e perderá sua segurança emocional que obteve se apoiando em outros. O mais fácil é crescer emocionalmente possessivo de seus pensamentos, o que, infelizmente, pode levá-lo a muitos complexos neuróticos dos quais é incapaz de se libertar. É muito difícil para ele enterrar o passado e ir para o futuro, livre e íntegro. Por analisar suas emoções ao invés de deixá-las fluir, ele pode realmente fortalecer os estados emocionais negativos, tornando-os maiores do que são na realidade, sem nem mesmo percebê-lo.

Ele trouxe consigo para esta encarnação muitos pensamentos de dependência do passado e é através destes pensamentos que continua representando papéis de filho-pai com todos os que se relaciona. Procurando satisfação emocional e mental ao mesmo tempo, sente-se incompleto ao receber uma sem a outra. Ele não compreende inteiramente o conceito de crescimento e continua se achando incapaz de largar as primeiras fases de sua vida. Posteriormente, ele desenvolve uma comunicação muito bonita com as crianças, que, finalmente, mostrará ser uma de suas maiores forças.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM LEÃO

Nesta posição, a maior harmonia entre o planeta e o signo se encontra na Fase I do Processo Retrógrado. Aqui o indivíduo procura irradiar exteriormente seu conhecimento autoritário, a fim de tentar influenciar o futuro agora. Ele continua tentando pensar numa maneira de conquistar obstáculos futuros. Em seu entusiasmo, pode ter uma forte tendência ao exagero e, sendo muito orgulhoso, silenciosamente inveja toda grande realização na qual não tenha pessoalmente participado.

Ele está menos confortável na Fase III, onde não se sente participante de tudo o que vê acontecendo à sua volta.

Pensamentos de poder de vida passada continuam penetrando na mente consciente, fazendo-o ansioso por conquistas; na verdade, ele, às vezes, pensa, estar sendo pressionado em direção a elas. Isto provavelmente foi verdade em uma de suas encarnações passadas, mas confundindo o passado com o presente, tenta pressionar seu pensamento consciente também nesta vida. Gosta da atenção que recebe dos outros durante a Fase I e sente muito a sua falta na Fase III, onde seu orgulho interior o impede de pedir atenção para suas necessidades. Na verdade, ele não está completamente confortável também na Fase 1, pois sua honestidade Leonina o impede de gabar-se antecipadamente. Assim, seja qual for a fase que está experimentando, tende a guardar muito dentro de si. Embora encarnações passadas tenham lhe ensinado a ser ambicioso o suficiente para transcender estruturas limitadas ou ideias insignificantes, é a frustração do Processo Retrógrado que lhe torna difícil ser sempre capaz de expressar o que sabe. Seu maior trunfo está em sua habilidade de avaliar a totalidade das situações onde os outros veem apenas flashes.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM VIRGEM

Aqui, o indivíduo sente os benefícios da soberania planetária através da qual as qualidades mutáveis de Virgem se combinam com a infinita curiosidade de Mercúrio para possibilitar um grau de conforto em todas as três fases Retrógradas. A menor harmonia com o signo ocorre na Fase I, onde o indivíduo está tentando saltar à frente de si mesmo, mas ainda não pode tornar em realidade tudo o que quer fazer. Isto explica o extremo nervosismo encontrado durante a primeira fase. Como resultado, há uma tendência a permanecer um pouco mais na Fase II, que é onde o indivíduo pode manifestar o que lhe é familiar. Então, durante a fase final ele demonstra suas tendências excessivamente críticas enquanto olha para trás, para tudo que estava concluído, estudando suas falhas e Comparando-as com o ideal em sua mente.

Ele pode parecer frio e rigoroso, demonstrando pouca tolerância a irregularidades, e possuindo fortes opiniões sobre o que é certo e errado, no sentido de como os outros deveriam viver suas vidas. Contudo, ele se afasta da aflição de relacionamentos estreitos, sentindo-se muito mais confortável quando há uma ligeira distância entre ele e os que o rodeiam. Não sendo uma posição de Mercúrio particularmente calorosa para relacionamentos pessoais, esta posição dá ao indivíduo as habilidades de um pensador imparcial e altamente qualificado.

Em encarnações passadas, ele viveu experiências que lhe ensinaram um método particular de pensamento sobre como resolver todas as complexidades dentro de si mesmo e do universo. Ele aprendeu a ver uma lacuna importante entre a maneira como o mundo funciona na realidade e como funcionaria em seus ideais. Descobriu que mecanismos de todas as espécies podem estar mais próximos aos ideais que viu, do que o mecanismo dos relacionamentos humanos. Assim, em todas as suas atitudes com as pessoas, ele tenta fazer com que tudo se encaixe nestes ideais computadorizados, estabelecidos há muitos anos, no passado. A felicidade vem de sua confiança em resolver problemas que envolvam detalhes com os quais os outros são incapazes de lidar. Ele pode não ter muitos amigos, mas os que lhe estão próximos serão discriminadamente escolhidos a dedo.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM LIBRA

Para um Mercúrio Retrógrado, esta é uma das posições mais difíceis. Durante as Fases I e III, o indivíduo se sente fora de equilíbrio com a delicada necessidade de Libra por centralização. Durante a Fase II, quando experimenta um pouco do passado juntamente com o presente, bem como uma pequena indicação de que no futuro ele estará voltando ao exato lugar em que se encontra agora, ele pode ficar em maior harmonia com as qualidades básicas de Libra e a permanência nesta fase por mais tempo será a responsável por seu forte sentimento de falta de direção.

Ele traz a esta vida um Carma de indecisões em seus processos de pensamentos, e, enquanto continua oscilando de um lado para outro, as pessoas perto dele dificilmente compreendem qual a sua posição. Ao mesmo tempo, não estando seguro sobre as direções a que o levam suas decisões, está sempre querendo saber se as pessoas do seu passado aprovariam, ou não, as decisões que toma agora.

Às vezes, pode ser muito voluntarioso e se o Mercúrio Retrógrado estiver mal aspectado, até mesmo desonesto. Ele valoriza o tato e a diplomacia acima da verdade; é interessante notar que a definição, no dicionário, da palavra "tato" é "cautela, prudência".
Na vida presente, este indivíduo tem conflitos com seus pais, e como adulto continua pensando que precisa se harmonizar com eles. Na verdade, ele tenta fazê-lo com todos os que encontra e ainda assim mistura seus níveis de pensamentos e de sentimentos e pode temer a autoexpressão. Frequentemente pensa que, ao se expressar, não seria aceito por aqueles cujo amor deseja e isto pode levá-lo a ver o mundo através de lentes cor-de-rosa, tendendo a se abster de ser pessoalmente responsável por seus pensamentos. Consequentemente, tem dificuldade em conhecer sua própria identidade e o mais interessante é que isto é exatamente o que lhe permite ser de grande ajuda para o equilíbrio dos outros, uma vez que, de momento a momento, ele se coloca no lugar de uma pessoa e depois no da outra, para entender as situações de todos os possíveis pontos de vista.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM ESCORPIÃO

Aqui, o indivíduo experimenta sua melhor união durante a Fase I, onde a necessidade de Mercúrio por atividade se combina com a procura de Escorpião por descobertas, perturbando o indivíduo o suficiente para que desenvolva o forte desejo de ir adiante, para áreas que ainda lhe são desconhecidas. Como resultado, ele desenvolve uma mente extremamente aguçada, com a habilidade de examinar novamente as coisas (durante a Fase III) a fim de encontrar sua profundidade que os outros não perceberam. Ele é capaz de redescobrir o que foi enterrado no passado e isto o faz ter sucesso em qualquer coisa de natureza científica.

Sendo incomumente profundo, ele é totalmente capaz de resolver seus próprios problemas. Assim, tende a ser mais silencioso, raramente verbalizando qualquer coisa que o incomode. Ao mesmo tempo, sua mente consciente pode ser destrutiva quando vê coisas que não estão de acordo com suas expectativas idealistas.

Ele pode ser sexualmente desinteressado, faltando-lhe, a nível sexual, o calor que os outros esperam. Ao mesmo tempo, a nível mental, pode ser sexualmente preocupado.

Havia muita revolta de vida passada na experiência consciente e, agora, o indivíduo precisa tirar a energia desta revolta para evitar que sua consciência presente deslize para qualquer experiência negativa. Assim, ele pode suspeitar dos outros, ser contundente e sem diplomacia, mas procura saber a verdade a todo custo. Com esta posição planetária, a mente consciente funciona melhor quando concentrada na viagem espiritual.

Muitas pessoas com Mercúrio Retrógrado em Escorpião vivenciaram numa encarnação passada, quando jovens, a separação de alguém amado. Isto ajuda a tornar possível, para tal indivíduo, ser capaz de posicionar-se com muita força nesta vida, carregando uma solidão interior que, no entanto, fortalece sua individualidade.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM SAGITÁRIO

Esta é verdadeiramente uma alma perdida, que necessita de muita ajuda dos outros para encontrar a si mesmo na grande extensão de suas divagações mentais. Em outras encarnações ele foi aquele que buscava, mas suas vagueações ainda não estabeleceram um quadro central de referência dentro do qual ele possa catalogar sua informação. Ele ainda tenta abranger tantos assuntos que muitas vezes não sabe quando começar a falar, ou o que é realmente relevante para se falar a respeito.

Esta posição torna difícil a concentração, pois enquanto o indivíduo tenta se concentrar profundamente num determinado assunto, seus pensamentos sempre são interrompidos por distrações externas que o fazem sentir que, seja o que for que estiver pensando, dificilmente merecerá muita atenção. Assim, ele deixa muitos problemas não resolvidos, na vida. Ele obtém muito dos signos de Terra, pois estes lhe oferecem a estabilidade que precisa.
Sua maior dificuldade está em sua mente querer compreender tudo que existe abaixo do céu, a fim de levar a informação de volta a algum tempo passado e utilizá-la num problema ainda não resolvido. A dificuldade aqui é que a informação adquirida geralmente é superficial e dispersa, a ponto de se tornar muito difícil utilizá-la em qualquer área. Infelizmente, ele continua tentando usar a sabedoria impessoal de Júpiter, que reflete as grandes verdades cósmicas, em seus próprios problemas pessoais no passado, ao invés de elevar seu ser pessoal da vida presente a um nível cósmico.

Ele não gosta que os outros lhe imponham seus pensamentos, pois está utilizando muito de sua independência mental para conseguir a retificação de uma injustiça passada, mas, por estranho que pareça, o efeito jupiteriano é dispersar Mercúrio o suficiente para que ele não o consiga, ainda que continue tentando. Mesmo quando vem para o presente, ele tende a exagerar todos estes pensamentos que são fora de proporção com as realidades que representam.

Neste signo, Mercúrio experimenta dificuldades durante todas as três fases do Processo Retrógrado, não tendo jamais a oportunidade de experimentar uma influência estabilizante suficiente para tornar um pensamento claro e preciso num modo natural de viver.

A despeito de tudo isto, ele é, por estranho que pareça, um mensageiro místico espiritual para todos que encontra.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM CAPRICÓRNIO

Este indivíduo é um pensador de muita profundidade e peso. Uma vez tendo cometido um erro, tem a habilidade de entendê-lo num nível profundo e com grande senso de perspectiva, podendo, então, novamente se aproximar de sua origem ou de uma estrutura semelhante, e fazê-lo funcionar corretamente.

Nos primeiros anos de sua vida, ele parece fazer as coisas do modo mais difícil, mas isto o ajuda a sair-se bem, muito mais tarde. A autoexpressão lhe é difícil, pois ele tenta mostrar com precisão seu exato significado. Assim, gosta de falar apenas sobre coisas significativas, sérias, ou que representem sobriedade. Ele não vive uma vida espontânea, pois lhe é mais fácil estar em maior harmonia com o propósito dos seus próprios padrões de pensamento do que com o fluxo natural das forças no mundo ao seu redor. Em todas as coisas, considera sempre o resultado final, antes mesmo de considerar os passos que deve dar em sua direção. Assim, é altamente pragmático e prático.

Trazendo consigo, a esta encarnação, o conhecimento de como o homem atinge seus objetivos físicos em substância, sabe os passos que precisa dar para realizar qualquer coisa importante, e se referirá sempre a este conhecimento de vida passada, a fim de tentar transmiti-lo aos que estão sempre procurando a saída mais fácil. Ele será melhor compreendido mais tarde em sua vida, depois que o peso de seus pensamentos tiver encontrado saídas adequadas na sociedade tradicional. Na primeira metade de sua vida, pode passar por períodos paranoides, nos quais fica atolado em sua própria profundidade. Ainda assim, ele é mais do que capaz de, com muito esforço, encontrar seu caminho de volta para fora.

Suas maiores dificuldades são os relacionamentos pessoais, uma vez que os outros tendem a perder a paciência com tudo que ele está tentando construir, mas, mesmo assim, a maior força desta posição acontece na Fase III do Processo Retrógrado, onde vendo seus pensamentos cristalizados do passado, ele é capaz de absorver mais conhecimento para uma futura construção.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM AQUÁRIO

Esta é uma das melhores posições para Mercúrio Retrógrado. A qualidade uraniana etérea de Aquário permite que Mercúrio encontre ampla possibilidade para experimentar o tríplice Processo Retrógrado confortavelmente, através de diferentes dimensões de tempo e espaço. Na Fase I, o indivíduo sente-se feliz saltando para o futuro, mas não deseja se expandir no espaço das outras pessoas. Durante a Fase III, sente-se feliz por não violar o espaço alheio e não é infeliz ao reexaminar o passado a fim de obter novas revelações que serão úteis em ainda outro momento futuro. Na vibração cruzada da Fase II, vive um descanso momentâneo de suas explorações, mas pode ser feliz ajudando a outros. Assim, durante as três fases, há algo neste Mercúrio Retrógrado em Aquário, que torna o indivíduo belamente único e original.

Embora possa parecer que ele nem sempre possua bom senso e algumas vezes mostre menos estabilidade do que os outros gostariam de ver, tem um enorme leque de ideias vindas de lugares tão inusitados que a sociedade geralmente prefere não vê-las. Ele pode trazer consigo um conceito tão antigo quanto o tempo, transformando-o levemente numa ideia que talvez não seja aceita senão mil anos depois de ter sido proposta. Suas energias mentais movem-se rapidamente ao invés de se prenderem num foco específico por muito tempo, e ele é capaz de discutir uma ampla variedade de assuntos numa única conversa. Embora pareça não chegar ao ponto desejado, ele o faz das maneiras mais curiosas. E é mais compreendido pelos outros — dias, semanas ou meses depois que estiveram com ele, do que no exato momento do contato. Ele é tão inventivo que frequentemente traz consigo, de uma vida passada, os detalhes necessários a uma grande engenhosidade, para o tempo presente, onde o mundo talvez esteja mais pronto a aceitar suas ideias.

MERCÚRIO RETRÓGRADO EM PEIXES

Com esta posição o indivíduo pode experimentar muita confusão na mente consciente. Ele continua pensando que está perdido e, contudo, não consegue indicar com rapidez e precisão a diretriz de seu sentimento. Numa encarnação passada ele experimentou um grande desespero em seus pensamentos. Agora, continua recriando aquelas mesmas circunstâncias e acontecimentos que lhe permitem reviver este desespero para que, de alguma maneira, possa finalmente encontrar a solução que esteve procurando. Ele descobrirá que pode encontrar suas respostas somente quando estiver consciente das perguntas que faz.

Uma de suas dificuldades é não saber separar as energias mentais da intuição. Perdendo-se na imaginação, nos pensamentos e em fantasias, pode ficar fora de contato com as asperezas da realidade. Muitas vezes pensa que os outros não compreendem o alcance das ideias que está tentando expressar. Ele pode saber e compreender coisas que estão além das palavras, mas, quando tenta expressá-las verbalmente, sente que literalmente perdeu a essência da ideia.
Trazendo consigo, para esta encarnação, um senso de idealismo cósmico, que lhe é difícil explicar, experimenta um verdadeiro conflito, entre participar do mundo como o vê agora e desejando escapar dele. Ele não pensa realmente em si mesmo como sendo verdadeiramente merecedor da aprovação dos outros, mas, ao mesmo tempo, se pergunta se os valores de aceitação social correspondem de fato a alguma realidade.

Está mais confortável na Fase III do Retrógrado, onde, em sua vibração receptora, pode pensar a respeito de tudo o que já viveu. Sente-se menos confortável na Fase II, onde através da vivência real de tudo o que já vislumbrara no passado tem pouca oportunidade para expressar sua imaginação e originalidade criativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário