segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aspectos Plutao-Lua no Mapa Natal, por Puiggros

Grande sensibilidade e extremismo emocional são características típicas desses aspectos, especialmente em signos de Água. As oscilações emocionais são uma constante.

A Lua simboliza aquilo que uma pessoa sente acerca de si mesma e, em combinação com Plutão, pode expressar uma forte insatisfação e a necessidade de remodelar-se continuamente para melhorar a própria imagem.

A face destrutiva de Plutão obriga o indivíduo a eliminar hábitos e padrões de comportamento; as atividades rotineiras se tornam insuportáveis e a inércia do conhecido, estéril e decepcionante.

Tormentos sentimentais e períodos em que a inclinação a destruir a própria imagem é tão forte que pode chegar, em casos muito aflitos, a estimular a tendência ao suicídio. As pessoas que apresentam esse aspecto no mínimo "pensaram" nessa possibilidade.

Esses tormentos internos, de grande intensidade, excedem em muito as perturbações habituais.

Não obstante - e muito embora possam deixar marcas profundas -, essas ocorrências lunares costumam ter pouca duração. Tal coisa, unida à tendência plutoniana de descobrir aquilo que transcende os fatos, de investigar os mistérios ocultos por trás de qualquer atitude, desenvolve a capacidade de controlar essas situações, excetuando-se os momentos culminantes da crise. Muitas vezes, essa pessoa adota uma aparência de frieza, tendendo à estabilidade, ao controle e à compostura; no entanto, isso não passa de uma estratégia de sobrevivência - estratégia muito conhecida por esse tipo de pessoa, já que Plutão a capacita a ressurgir das mais tremendas crises emocionais. Padrões herdados de seus pais e do ambiente de sua primeira infância a condicionam fortemente, mas, ao mesmo tempo, ela manifesta o profundo desejo, e possui a capacidade, de, romper com esses esquemas familiares e tradicionais.

Capacidade de esforço e autodisciplina. Quando estabelece um objetivo para si, o,indivíduo se entrega de forma total; sua dedicação e sua vontade são inquebrantáveis. Embora seja, às vezes, intermitente e oscile de acordo com a situação da Lua, sabe claramente o que quer e não há qualquer coisa exterior a ele que possa modificar seus sentimentos ou seu propósito.

O segredo acerca de sua intimidade e um elevado sentido do privado transformam-no num ser difícil de entender.

Em certas ocasiões, Plutão representa a mãe (por sua relação com as entranhas da Terra) e, em aspecto com a Lua - o símbolo materno por excelência -, essa qualidade se enfatiza, se manifesta como uma espécie de complexo materno, como certa tendência a nutrir, desenvolvendo o papel de mãe de família, seja em organizações, grupos de pessoas ou escolas, seja na qualidade de Madre Superiora de um convento.

Em temas femininos, esse aspecto pode impelir a ter muitos filhos, como prova evidente do "poder" de gerar. De qualquer maneira, a figura de Mãe, quer se trate de uma mãe real ou simbólica, tem uma grande importância. A relação Plutão - Lua simboliza de modo perfeito o arquétipo de mãe terrível que e encontrado em várias tradições, como, por exemplo, a deusa hindu Kali. O poder de, por um lado, nutrir os seus filhos e, por outro, devorá-los constitui uma imagem muito significativa. Trata-se do poder de dar e de tirar a vida.

O impulso de "proteger" os outros pode transformar esse indivíduo num ser dominador. Possui habilidade tanto para auxiliar como para aproveitar-se, nas situações problemáticas, das outras pessoas.

Pode desenvolver uma sensibilidade extrema e despertar suas faculdades psíquicas. Exposto a essas influências, o indivíduo pode apresentar tendência à mediunidade, sonhos proféticos e premonições. Muita curiosidade, imaginação e interesse em relação a tudo o que representa poder de modificação e regeneração. De modo geral, não hesita em aplicar todas essas habilidades aos assuntos diários e em estimular suas relações pessoais.

Com freqüência, esse indivíduo rompe os vínculos que o ligam ao lar e à. família - e .especialmente à mãe -, com a finalidade de encontrar sua própria identidade.

Capacidade para aceitar as mudanças que a vida lhe proporciona e para usá-las em seu próprio benefício.

O indivíduo costuma estar atento, acumula saber e o guarda. A capacidade de intuir e a facilidade de separar o joio do trigo, aliadas a uma forte subjetividade, levam-no a tender para o oportunismo e para o controle e domínio das situações, seja mediante sedução, fascínio pessoal, seja através de uma persistente persuasão. Genialidade para adaptar-se às variações de humor ou às oscilações emocionais de uma determinada situação, tornando o indivíduo um estrategista rápido e intuitivo. Essa relação Lua-Plutão é definitivamente donjuanesca e tem a seu alcance a possibilidade de uma vida social ampla e profunda. No entanto, se trabalha com o mais elevado de si mesmo - e isso costuma ocorrer numa segunda etapa da vida -, o indivíduo se torna desprendido e impessoal, visando auxiliar os outros, ou seja, ser um canal por onde fluam forças úteis para todos.

O mau uso desses aspectos pode conduzir a situações de forte irracionalidade e falta de controle.

O indivíduo deverá aprender importantes ensinamentos no que diz 'respeito às relações humanas, uma vez que geralmente se encontra em situações ou atividades nas quais precisa lidar com o público. Em contrapartida, esse aspecto define também o tipo de pessoa que se isola, que se auto-impõe uma solidão que limita as suas oportunidades.

O uso excessivo de suas emoções, em lugar de seu intelecto, conduz o indivíduo a oscilações constantes. Muito aflitos, esses dois planetas se reprimem mutuamente, entravando tanto a emotividade como a sensualidade e a capacidade de criar. Tornam-se estéreis em vários níveis ou, pelo contrário, se descontrolam em atitudes e em atividades impulsivas e desmedidas, que também conduzem, por meio da dissipação inútil das forças, à esterilidade.

No caso da oposição, um tende a absorver o outro ou a ser absorvido por ele. De qualquer forma, é destruído o sentido de identidade distinta.

No aspecto físico, podem ter problemas nos órgãos do aparelho reprodutor. Em alguns casos, de tipo hereditário.

31 comentários:

  1. "Muito aflitos, esses dois planetas se reprimem mutuamente, entravando tanto a emotividade como a sensualidade e a capacidade de criar. Tornam-se estéreis em vários níveis ou, pelo contrário, se descontrolam em atitudes e em atividades impulsivas e desmedidas, que também conduzem, por meio da dissipação inútil das forças, à esterilidade.

    No caso da oposição, um tende a absorver o outro ou a ser absorvido por ele. De qualquer forma, é destruído o sentido de identidade distinta." PURA VERDADE

    modesta parte, eu me concidero e so conciderado pelos outros uma pessoa muito criativa, mas só quando eu não tenho crises existenciais, oq ocorre raramente kkkk...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando plutão está retrogado em conjunção com a lua e urano na casa dois ??.... o que significa??....

      Excluir
    2. Plutão sempre tem um relação com poder, Leila. É preciso ter em mãos o mapa natal para analisar melhor o sentido desta conjunção complexa. De qualquer forma, a presença destes 3 planetas na Casa 2 demontra que ela é muito forte na sua vida e você pode esperar uma entrada inesperada de dinheiro, mas seria necessário analisar os trânsitos para falar melhor.

      Excluir
    3. Cláudio ... Só agora vi sua resposta, desculpa não ter agradecido antes ... Cai nessa postagem e vi que fiz um comentário à muito tempo... Estou estudando astrologia... E tentando me conhecer melhor ... Adorei sua explicação ... Eu nasci em 17/01/1971 as 19:40 em Curitiba....

      Excluir
    4. Eu tenho a lua com plutao em sargitario na casa 12 so que como meu mapa ta interceptado eu nao sei se ta em escorpiao ou sacitario o simbolo da lua em plutao ta perto do simbolo de escorpiao e ta meio a meio ta sagitario e um pouco escorpiao na casa 12 so que diz que ta em sagitario se poder me ajudar rapidinho eu agradeço

      Excluir
  2. e eu tenho plutão em escorpião e lua em touro kkk

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. "Tormentos sentimentais e períodos em que a inclinação a destruir a própria imagem é tão forte que pode chegar, em casos muito aflitos, a estimular a tendência ao suicídio. As pessoas que apresentam esse aspecto no mínimo "pensaram" nessa possibilidade''

    Acertou ,mas quem na vida nunca cogitou essa possibilidade diante de um momento de desespero..
    Eu mesma já tentei fazer isso.
    Lua em Aquário quadratura Plutão em escorpião..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento que você tenha tentado, Andresa. Mas nem totdas pessoas em desespero pensam assim, É necessário ter esta tendência. Seria bom que você analisasse seu mapa natal como um todo para ter uma melhor ideia do porque que isso acontece.

      Excluir
  5. Lua em conjunção com plutão e jupiter= sindrome do panico =\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de entender porque você fala isso? É difícil se averiguar isso sem a análise do Mapa Natal como um todo.

      Excluir
  6. Tenho Lua em touro na casa 4 oposta a Plutão em escorpião na casa 10-11. Mas além disso, a Lua tb. faz um sêxtil com Marte retrógado em câncer na 6, quadratura com Saturno em aquário na 1, e trígono com Urano e Netuno, ambos conjuntos ao Sol em capricórnio na 12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teu Plutão está bastante pressionado. Deve dar problemas para a resolução de sua carreira.

      Excluir
    2. Dos aspectos lunares, a oposição seria a mais influente? Tenho uma amiga com Lua em touro, mas sem a oposição, apenas com os mesmos sêxtil e quadratura - e essa posição parece atuar bem nela; digo, às vezes há muita irritação e ela se queixa por se sentir abandonada pelo pai. Mas no geral, o humor é constante. Não posso dizer o mesmo quando qualquer detalhe me leva da alegria ao ódio, às vezes sem que eu perceba, pra me pegar perguntando a mim mesmo "Eu estava pulando agora há pouco, por que fiquei sério de repente?". Isto se alguém não notar por mim.

      Excluir
    3. É preciso ver a aproximação de cada aspecto para saber o que é mais influente. Não dá para falar muito sem ter o Mapa nas mãos. Sair da alegria ao ódio, rapidamente, é uma das características do aspecto de oposição Lua-Plutão.

      Excluir
    4. Mande-me seus dados de nascimento por email para eu dar uma olhada.

      Excluir
    5. Desculpem-me entrar na conversa, mas o que é Plutão pressionado? E quando ele fica assim?
      Obrigada.

      Excluir
  7. Lua em aquario em oposição a Plutão em sagitário. O que significa isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O relacionamento com os outros é intensamente emocional e frequentemente difícil até que a pessoa aprenda a ver os outros como realmente são. Há uma tendência a ver nos outros seus próprios medos e dúvidas. Quando seus sentimentos são especialmente fortes, não dá para pensar com clareza. Todas as emoções são intensas - quando está triste está mesmo triste. Os outros podem não compreender este lado mas não há necessidade de envergonhar-se disso.Mas é necessário aprender a expressar os sentimentos mais abertamente sem medo do que os outros podem pensar. As únicas pessoas que podem ser consideradas boas amigas são aquelas que compreendem seus sentimentos. Tente não ter medo, nem ciúme e nem possessividade sobre os outros.

      Excluir
  8. Sol escorpiao, marte em escorpiao, urano em escorpiao, Vênus em escorpiao
    Nasci em 24/10/1978 as 9:15 Taguatinga Distrito Federal isso pode estar ligado às meus eternos pensamentos suicidas.

    ResponderExcluir
  9. Sol escorpiao, marte em escorpiao, urano em escorpiao, Vênus em escorpiao
    Nasci em 24/10/1978 as 9:15 Taguatinga Distrito Federal isso pode estar ligado às meus eternos pensamentos suicidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. Mas o que indica mais esses pensamentos suicidas é a presença do regente da Casa I (Sagitário), Júpiter, na Casa VIII. Mas não quer dizer que o suicídio se realize. Você deve abandonar esses pensamentos de morte e pensar em como pode transformar a sua realidade em algo gratificante.

      Excluir
  10. Oi Cláudio, meu nome é Paulo Francisco. Tenho lua em câncer e minha revolução solar desse ano é plutão em oposição a lua. O que posso esperar? Uns 20 dias depois do meu aniversário em junho comecei a ter muita oscilação emocional e pensamentos ruins. Minha dúvida é: isso vai durar até o próximo aniversário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente as previsões da Revolução Solar são anuais, portanto, para o ano. Você pode esperar um período de instabilidade emocional e de mudanças na vida emocional. Isso é mais tolerável se você admitir e aceitar essas mudanças, já que são inevitáveis.

      Excluir
  11. Tenho Lua em Touro na casa 2 oposta a Plutão em Escorpião na 8 , devo esperar o pior? Qual seria missão diante de um aspecto como esse?

    ResponderExcluir
  12. Olá Cláudio Fagundes. Senti necessidade neste último ano de informar-me sobre o meu mapa astral e pedi-o a um astrólogo português. Sou Sagitário ascendente Peixes.
    Ainda há coisas que me deixam confusas. Parece-me que tenho uma grande influencia da lua pois tenho:
    Lua em Aquário
    Lua na 12ª Casa
    Lua Quadratura Mercúrio
    Lua Conjunção Saturno
    Lua Quadratura Plutão

    E depois tenho Plutão na 8ª Casa e Plutão em Escorpião.

    Ainda estou a aprender, mas acho que parece-me que tenho muito a evoluir.
    Há algo de positivo que me possa dizer ou aconselhar-me sobre em que aspectos focar-me?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Patrícia
    Tenho lua conjunto com Plutão na casa 10 ....
    Vários pontos ...Colocados aí me indentifiquei ....
    Na casa dez que posso esperar nessa posição ?

    ResponderExcluir
  14. Tenho lua em escorpião na casa 10 em conjunção com Plutão também em escorpião na casa 10 com o maior graus 6 e pouco, você acha que ele afeta outras quadraturas próximas na casa 9 e 10. Ex. Marte quadratura com Saturno e venus quadratura com Netuno?

    ResponderExcluir
  15. Lua em Aquário na Casa 4 sextil a Plutão em Sagitário na casa 2... Pode me ajudar a interpretar?

    ResponderExcluir
  16. Lua na casa 1 em leão em trígono com Plutão em sagitário caso 4

    ResponderExcluir