segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Plutão em Virgem (1956/57-1971/72), por Puiggros

Virgem rege o cotidiano, o mundo do trabalho, o serviço e a saúde, entre outras tantas coisas, e todos esses conceitos serão afetados pela permanência de Plutão no signo. O sextil de Plutão com Escorpião, seu próprio signo, permite que sua influência se manifeste de forma relativamente serena. Ou, para dizê-lo de maneira mais poética, a Água de Escorpião flui positivamente sobre a fecunda Terra de Virgem, incrementando o crescimento em todas as áreas governadas pelo signo.

A profundidade de Plutão combina bem com a capacidade de análise de Virgem. E Mercúrio, seu regente, rompe o segredo escorpiano e se transforma no porta-voz da mudança.

Essa geração viu modificarem-se substancialmente os conceitos sobre saúde. Esta última é considerada como algo mais que ausência de enfermidade; trata-se de uma idéia muito mais global, que inclui desde uma nutrição adequada até o que agora denominamos "qualidade de vida". A saúde é um todo que abrange muito mais facetas que aquelas eleitas anteriormente. O papel do médico que se limita a receitar medicamentos desvalorizou-se, foi tirado do pedestal, ao mesmo tempo em que apareceram múltiplas medicinas alternativas, remédios simples para doenças comuns. Houve uma volta ao natural, às velhas receitas, assim como uma forte rejeição aos produtos químicos. O homem passou a preocupar-se com seu corpo. Desde a ioga até o jogging, experimentou-se uma infinidade de métodos para manter a saúde.

Ao mesmo tempo, tivemos conhecimento da extensa manipulação levada a efeito sobre os alimentos. Adulterantes, aditivos, conservantes, hormônios, inseticidas e todo tipo de produtos artificiais são acrescentados aos alimentos sob o pretexto, certo ou não, de serem imprescindíveis para a grande produção de que a humanidade necessita. Diante disso, proliferaram as associações em defesa do consumidor, da mesma maneira que, em outro domínio, se multiplicaram os sindicatos em defesa do trabalhador.

Plutão em Virgem significou um regresso a certas formas do natural; voltou-se ao uso das ervas, muitas pessoas praticaram o vegetarianismo, e as dietas de todos os tipos, especialmente as emagrecedoras, são contadas aos milhares, desde os Weight Watchers (vigilantes do peso) até os complementos vitamínicos para atenuar a falta desses componentes nos alimentos light.

Outra faceta desse período é a "bricolagem" ou o "faça você mesmo",'o que também inclui o self-service nos restaurantes.

Outra revolução - e esta é, na realidade,,. extremamente mercuriana - foi a implantação dos computadores em todos os âmbitos de nossa atuação cotidiana, implantação essa cujos resultados só começamos a ver agora. Os computadores modificaram nossa vida, mas ainda não sabemos até que ponto isso ocorreu.

Esses anos viram a popularização dos blue-jeans em todas as classes sociais e a diminuição progressiva do biquíni. Exibir o corpo é a coisa mais natural do mundo (lembrem-se de que Plutão desnuda). Eles também assistiram ao início da preocupação ecologista, assim como ao maciço florescimento de gurus orientais.

Virgem é um signo que analisa e tal coisa serve para esclarecer conceitos, o que, indubitavelmente, constitui um serviço aos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário